Porcão: modo de usar

IMG_3402 cópia

Espeto de picanha nobre, que também pode ser preparada na grelha: quem manda é você

Já que tentei mostrar como fazer valer o seu dindim no Antiquarius, comparando com o Porcão, vou agora tentar explicar os meios de aproveitar bem a maior rede de churrascarias rodízio do Rio. Conheço os que amam a casa, outros acham que não vale a pena. Eu acho que vale, desde que se saiba explorar a competência dos caras no preparo das carnes.
Vamos lá?
Começando pelo óbvio, dispense os ótimos pães de queijo e pasteizinhos de catupiry. Esse é um grande macete de churrascarias para ganhar dinheiro. Eles são gostosos, mas não valem o investimento. Não valem dois tostões. Para comer pão de queijo é melhor recorrer à padaria, ou à Casa do Pão de Queijo, mas não ao Porcão.
Comece diretamente no polvo e no camarão ao alho e óleo. Se for fã de comida japa, mande descer uns cortes de peixe e um salmon skin – evite os que estão no bufê, peça para serem preparados na hora. Pode até pedir mais grossa ou fina a fatia do sashimi. Na mesa de saladas, eleja a elite: uns nacos de grana padano, o tomate seco, um palmito gordo, algumas folhas vistosas de endívia e radiccio, um salmão defumado, as ovas  de peixe no estilo caviar e, quem sabe, um vinagrete de frutos do mar.
Ignore completamente o bufê de pratos quentes, por favor.
Quando o garçom chegar com o primeiro espeto de lingüiças, chame o maître. Explique a ele que lingüiça, coração, filé com alho, filé com queijo e frango ficarão bem longe da sua mesa. Aí, diga a ele que quer apenas a picanha nobre, a costela, o javali, o avestruz, a paleta de carneiro, o bife ancho e, talvez, a fraldinha. E peça para prepararem, ao seu modo, o fran rack, aquelas apetitosas costeletas de cordeiro, o prime rib e uns bifinhos de picanha, com uns dois dedos de espessura. Na hora de solicitar o prime rib, não se esqueça de pedir para que ele venha inteiro e com osso, nunca fatiado (da última vez que estive lá fiquei seriamente desconfiado de uma prime rib fatiada que me serviram).
E nada de entupir a mesa de acompanhamentos, aquelas coisas todas: fritas, arroz, vinagrete, banana, aipim… Eu fico só na farofa na manteiga e na cebola empanada – com muita moderação. E gosto sempre de ter à mão o alho frito.
Aí tu vai ver que vale a pena pagar os R$ 67 do rodízio. Mas só assim mesmo. Porque comendo lingüiça e pastel é que não vai valer.

Publicado em 11/9/2008

Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro: clique aqui.

About these ads

9 Respostas to “Porcão: modo de usar”

  1. Leandro Says:

    Gostei, bem educativo… Em nenhum tipo de restaurante é tão necessário “saber esolher” como numa churrascaria rodízio, fazendo as esolhas erradas não tem um que se salve.

  2. Juliana Amorim Says:

    semana passada me rendi e fui à Porcao Rios com uns amigos e finalmente usei seu manual de sobrevivencia. Todos ficaram muito impressionados com meus conhecimentos . kakkaka

  3. Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro « Rio de Janeiro a Dezembro Says:

    [...] Málaga [...]

  4. Felipe Alberto Says:

    vou na Porcão Rios hoje anoite, amanha passo aqui para postar minha experiencia com relação a esses pedidos

  5. Felipe Alberto Says:

    foi lá no dia 04/02 e segui sua orientação, a única coisa que tenho a dizer é MEU DEUS QUE LUGAR INCRÍVEL, nunca comi tão bem e saí tão satisfeito de algum lugar, parabéns pelo guia e recomendo a todos que pretendem ir a Porção levar essa seleta lista rsrsr.

  6. Sugestões afetivas de restaurantes para o Dia dos Pais « Rio de Janeiro a Dezembro Says:

    [...] os carnívoros, o Esplanada Grill serve a melhor carne do Rio. E o Porção, em toda a sua pressa e exagero, ainda é sempre uma boa escolha, desde que se saiba conduzir os [...]

  7. Milton Says:

    Nao ia, mas lendo aqui fiquei com vontade de redescobrir… Levando, é claro, a lista.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 978 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: