Feriado de 7 de setembro no Rio: choro, orquídea e Iemanjá

Orquídeas em exposição no Jardim Botânico do Rio

Orquídeas em exposição no Jardim Botânico do Rio

Como já disse, passo o feriadão aqui no Rio.
Não estou pretendendo passear muito, não.
Mas até que seria bom. A programação está bem interessante.
Veja se não está: amanhã a feira do Lavradio, que acontece todo o primeiro sábado do mês, ganha o reforço do Espírito Santa Empório, que realiza o Venha Ver Iemanjá, reunindo gastronomia, moda, música e arte, tudo sob a nobre inspiração da Rainha do Mar. Um trio de chorinho e a feijoada já tradicional de todos os sábados animam a casa.
A brincadeira começa às 10h e entra pela madrugada. No almoço, quem desviar do feijão, pode experimentar a canjica salgada com cobertura de camarão, receita criada por Natasha Fink para ser servida no dia 2 de fevereiro, como se sabe, dia de Iemanjá (“chegou, chegou, chegou, afinal que o dia dela chegou”, viva Caymmi!). Às 16h o artista plástico Artisandro Negroni apresenta suas telas realistas, pintadas em grandes formatos. Às 22h entra em cena o DJ MAM, que comanda o som da festa A Fila Anda,  recriando um set apresentado no Reveillon em Copacabana 2007-2008 em homenagem a Iemanjá.

O sábado será de bastante movimento no Centro. Além da feira da Praça 15, que vende de toda a sorte de objetos antigos, lugar pródigo para se encontrar raridades, também acontece a roda de samba da Rua do Ouvidor, ali depois da Primeiro de Marlo, no trecho fechado ao trânsito (junto ao Antigamente, à Toca do Baiacu, ao Casual e à livraria Folha Seca).
Tem mais. Neste fim de semana tem exposição de orquídeas no Jardim Botânico, que começou hoje. Imperdível para um orquidófilo como eu. O programa fica ainda melhor se começar com um café da manhã bem preguiçoso na Escola do Pão.
A mostra fica em cartaz até segunda, dia 7, das 8h às 17h na estufa do Orquidário.
Peguei um texto do site do Jardim Botânico apresentando o balaco: ”
Esta edição da exposição terá como tema “Os 200 anos de Charles Darwin”, com vídeos e palestras sobre o assunto. Serão mais de cinco mil plantas expostas pelos 20 orquidários e associações que estarão participando do evento, alguns pela primeira vez. As orquídeas serão julgadas em mais de 40 categorias, divididas em dois julgamentos paralelos: o da American Orchid Society, do qual participarão seis juizes americanos convidados, e o da OrquidaRio, do qual participarão seis juizes brasileiros.”

E tem mais:

Atividades para as crianças com o grupo Papa Vento, curso de iniciação ao cultivo de orquídeas, oficinas sobre cultivo de orquídeas – de 5 a 7 de setembro, das 10h às 15h. Gratuito, workshop de ilustração botânica  e palestras.

Acho que vou levar a filha lá. Com parada na Escola do Pão antes.

Foto, como no post anterior, só mais tarde.

Anúncios

2 Respostas to “Feriado de 7 de setembro no Rio: choro, orquídea e Iemanjá”

  1. juliana Says:

    este blog vai virar bloco de carnaval: “foto só mais tarde!” kakakaka bom feriado! eu to presa aqui em casa com uma melhoria no banheiro que eu mesma inventei, portanto não vou reclamar do barulho das marteladas. :-S

  2. Júlio Says:

    Bruno amigo, realmente a feir ada Lavradio surpreendemas existe um problema ,fácil de se contornado>depois de 3 hrs de fiera andando de lá pra cá.Torna-se necessário um pit stop.Mas os donod od srestaurantes e bares não entende .Uma turma de seis pessoas ocupam uma mesa que caberiam 16 pessoas ou 10.Minha esposa cansada da maratona tentou parar ema dos bares, restauarantes não deu.>Duas pesssoas ocupam mesas que caberiam 10 pessoas mole ,.mole.Resumindo……Feira pra pegar turista .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: