CCBB: um centro cultural imperdível

Cúpula do CCBB: além de uma ótima programação, o prédio do centro cultural ainda é lindo

Cúpula do CCBB: além de uma ótima programação, o prédio do centro cultural ainda é lindo

Aí, então, vai o post do CCBB.

CCBB RIO: CULTURA EM TODOS OS SENTIDOS – Publicado em 11/02/09

Em 2007, depois de inscrever o musical “É Samba na Veia, é Candeia” em editais para montagens de espetáculos do CCBB, o então psicólogo e publicitário Eduardo Rieche decidiu tentar o concurso de dramaturgia do mesmo CCBB. Ganhou. O prêmio era uma temporada de dois meses no teatro da instituição, um dos mais importantes centros culturais da cidade.

Foi um sucesso total, a ponto de a rigorosa (e já folclórica) crítica teatral Barbara Heliodora escrever que o espetáculo é “Um exemplo vivo e cativante da música brasileira, uma visita ao samba em estado puro”. Muito oportuno que, às vésperas do carnaval, a peça ganhe destaque na curta temporada que começa hoje no teatro Oi Casa Grande, no Shopping Leblon. O espetáculo está concorrendo ao Prêmio Shell em duas categorias (Texto e Direção Musical), um feito para um autor estreante. Ademais, é uma boa oportunidade de colocar Candeia, um tanto obscuro, no lugar que merece, como um dos maiores nomes do samba.

Já que falamos de CCBB e valorização da nossa produção cultural, o centro cultural está com uma imperdível mostra em cartaz: a exposição Brasil Brasileiro.

Como ainda não fui lá ver (fica em cartaz até o dia 5 de abril), achei melhor transcrever o texto de apresentação do site:

“A exposição reúne dois séculos de pintura que mostram o impacto da paisagem sobre o artista, a paixão que o Brasil despertou mesmo junto a artistas estrangeiros e a vontade de representar nossa cultura, de captar a alma popular, de retratar a nossa gente. As obras não são reunidas por critério cronológico, nem por tendências estéticas, mas por distintos temas que permitem ao público maior reflexão e melhor reconhecimento de nossa brasilidade”.

Isso sem falar na livraria deliciosa, no café, no salão de chá, no restaurante, nas múltiplas salas de exibição que sempre reservam boas mostras, nos teatros e cinemas. E no prédio imponente e elegante, com salões suntuosos. Isso tudo no coração do Rio antigo, numa área deliciosa de se passear a qualquer dia da semana, boa parte fechada ao trânsito de veículos.

Anúncios

5 Respostas to “CCBB: um centro cultural imperdível”

  1. Júlio Says:

    Sábado que vem vou cair dentro do centro do Rio.Começando pelo
    CCBB.

  2. Júlio Says:

    Amigo Bruno, pra vc achar um lugar pra estacionar no sábado na av rio branco não tá fácil.Aquilo lá tá bombando.Vou ver o que é.

  3. Juliana Amorim Says:

    e ccbb tem tudo a ver com argentina com o tal “Do Novo ao Novo Cinema Argentino – Birra, Crise e Poesia” De 15 de setembro a 4 de outubro
    CCBB | Cinema 1

  4. Júlio Says:

    mAS AQUELA MUVUCA NÃO PODE SER O CCBB.

  5. Júlio Says:

    PRECISAMOS DO INSPETOR AGOSTINI PRA DECIFRAR.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: