Vale das Videiras: e os escargots da Alameda 914 estão chegando ao Rio no lugar do Carême

Ovelhas pastam no gramado na frente da Fazendas das Videiras, que acaba de completar dez anos

Ovelhas pastam no gramado na frente da Fazendas das Videiras, em Petrópolis, que acaba de completar dez anos

No fim do mês passado estive no Vale das Videiras para uma data muito especial,  os 10 anos da Fazendas das Videiras (na foto), uma pousada-restaurante lindíssima e charmosa onde tudo gira ao redor dos vinhos, do nome dos quartos à decoração.
Era a minha segunda visita ao lugar.
Para marcar a data convidaram algumas pessoas para uma série de jantares ao longo de agosto. Escolheram  alguns clientes assíduos e jornalistas que escreveram sobre eles, entre os quais este repórter aqui (escrevi sobre eles em 2005, quando era editor do caderno de turismo do JB), que se sentiu muito honrado com o convite. O jantar foi um pequeno apanhado das receitas do lugar. Nunca me esquecerei do jantar e dos vinhos escolhidos para a noite de gala. Mas isso eu conto com mais detalhes amanhã.
Acabei protelando a publicação da experiência aqui, ainda que a Adriana tenha pedido um post pra já, por uma razão muito simples: estive lá no dia 28 e o casal Erni e Gaspar Vianna, os donos, viajaram para a França no dia 8 – e, como administradores zelosos que são, fecharam as portas do lugar, que só abre no fim do mês, quando eles voltam.
Mas hoje, ao ler o Segundo Caderno de O Globo, achei que era hora de falar de lá. Porque quando estive no Vale das Videiras queria almoçar lá no Alameda 914, um pequeno restaurante especializado em escargots, que eu havia visitado há uns quatro anos (por ocasião da mesma pauta sobre a região), e adorado. Fiquei sabendo, ainda na noite de sexta, que a casa tinha fechado (de fato, não atendiam o telefone quando tentei reservar).
Então, isso me permitiu ser surpreendido positivamente pelo ótimo churrasco na estrada até a Fazenda das Videiras. experiência que render até post.
Mas chega dessas digressões: achei que tinha que falar agora do Vale das Videiras porque li hoje em Gente Boa que o Otto, ex-dono do Alameda 914, vai ocupar o endereço do Carême. Se eles mentiveram a ótima mão nas receitas e a qualidade do caramujo, tem tudo para fazer o maior sucesso.
No domingo havia conversado com uma conhecida sobre ele, porque fui informado de que o Otto não participaria desta edição da Festa da Primavera da ABS,  na próxima sexta, como de hábito.
Ao menos, depois da notícia ruim domingo, veio a boa de hoje.
Já avisei em casa: vou ser um dos primeiros clientes. E quero comer os escargots com manteiga de ervas e alho, a receita mais clássica, mas também uma com rabada, incrível, o risoto com escargots e cogumelos e o espetacular ossobuco que leva o molusco na receita.
Aliás, falando em ossobuco, o Sawasdee está com um festival vietnamita. Fui lá ontem provar. E fiquei embasbacado com o caldo com carpaccio (sim, carpaccio) de ossobuco. Uma coisa de doido, o melhor da noite, para mim. Pode ir lá conferir.

Índice de posts de cidades no estado do Rio de Janeiro: clique aqui.

Anúncios

5 Respostas to “Vale das Videiras: e os escargots da Alameda 914 estão chegando ao Rio no lugar do Carême”

  1. Nina Says:

    Sobre escargots, ali naquela região, que tal experimentar o Sabor de Fazenda? Fica em Araras, ao lado daquele centrinho. Muito aconchegante e muitas opções de entradas e pratos. Estive lá no último inverno, saboreando uma massa, o vinho, o frio.
    Aproveite!
    beijos

    • brunoagostini Says:

      Hummm. Delícia. Comi lá uma vez faz um tempinho. Um coelho delicioso, só não me recordo a forma de preparo. Bom vê-la aqui.

      • gaspar vianna Says:

        só para informar: o sabor de fazenda foi vendido exatamente para o alameda 914. os escargots que você comeu no inverno passado foi no alameda 914, pois o sabor de fazenda nunca ofereceu escargots.

  2. Dri Says:

    Ai ai ai… Essa de escargot com rabada me deixou salivando! E o carpaccio do Sawasdee tb.

    Mais vale, mais vale!!! (sim, eu já li que o restante está por vir. mas sou pidona por natureza…)

  3. Índice de posts de cidades no Rio de Janeiro « Rio de Janeiro a Dezembro Says:

    […] – Fazenda das Videiras […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: