Há uns seis anos, quando eu fazia uma matéria sobre a presença constante de fotógrafos em Paraty (para a revista de Domingo do JB), conheci o Giancarlo Mecarelli, fotógrafo dos bons, um italiano que se apaixonou por Paraty e se mudou para lá. Ela havia inaugurado há pouco a sua galeria no centro histórico, totalmente dedicada à fotografia, sempre com ótimas exposições em cartaz, além de sacadas c0m uma das mais belas vistas de Paraty.
Além do heroísmo que é criar uma galeria de artes no Brasil (ainda mais de fotografia) ele foi além: criou um festival de fotografia, na cara e na coragem, sem o apoio de ninguém. Assim nasceu o Paraty em Foco, que chega hoje à sua quinta edição atraindo, estima-se, cerca de 5 mil pessoas à cidade, segundo cálculos do bureau de turismo local.
A programação é da melhor qualidade, com exposições incríveis (leu a matéria hoje no Segundo Caderno do Globo? Está ótima, com lindas imagens, a da bailarina, então, nem se fala). Passa lá no site deles: http://www.paratyemfoco.com/
A programação é extensa: tem workshops, entrevistas, palestras, projeções e exposições, além disso, ações sociais, leilões e até um encontro de blogueiros, do qual lamentavelmente não poderei participar – por razões profissionais. Sábado embarco para Portugal na nobre companhia do Célio Alzer para um giro por restaurantes e vinícolas. As historinhas desta aventura enogastronômica lusitana eu vou contando aos poucos lá na Enoteca. Mass prometo não desaparecer daqui. E pretendo, até lá, encerrar a série sobre Buenos Aires, falar mais do Vale das Videiras, e também tratar de assuntos pendentes: o Eñe (não esqueci, não, viu Juliana) e outros.
Aliás, alguém quer reforçar algum pedido de assunto a ser tratado aqui?
Índice de posts de cidades no estado do Rio de Janeiro: clique aqui.
28/08/2010 às 11:58 |
[…] – Paraty em foco […]