Açorda: um clássico português

Mais uma receita com pão e ovo como base, mas esta muito mais saborosa que a sopa alentejana: trata-se da açorda de mariscos, no caso devorada no restaurante Pinóqui, em Lisboa

Mais uma receita com pão e ovo como base, mas esta muito mais saborosa que a sopa alentejana: trata-se da açorda de mariscos, no caso devorada no restaurante Pinóquio, em Lisboa

Outra dia escrevi aqui sobre a sopa alentejana, que tem pão e ovo como ingredientes principais. É algo simples, de gente pobre, que acabou virando receita bastante representativa da culinária portuguesa. Há o hábito corrente em Portugal de se usar pão em diversas aplicações culinarias. Pode rechear embutidos, como a farinheira e a alheira, e ser usada em vários pratos bem típicos.

Talvez o que seja mais famoso, saboroso e comum nos restaurantes do país seja a açorda, que pode ter várias versões. Há vários restaurantes especializados no prato. Um deles é o Papaçorda, cujo nome dispensa disertações sobre a especialidade da casa.

Ontem almocei em um clássico lisboeta, o Pinóquio, na Praça dos Restauradores, pertinho da Rua Portas de Santo Antão, um corredor de restaurantes de mariscos. Pedi uma açorda de lagosta, amêijoa e gambas, que são camarões de tamanho médio. Estava divino. Uma massa de pão e ovo, temperada com alho e azeite, é coberta com boa quantidade desses mariscos, com coentro em profusão.

O garçom nos apresenta ao prato para então misturar tudo. Depois, traz uma pimenta pouco ardida e azeite. Não há como não adorar isso. Custa 19 euros o prato para uma pessoa. Eu comi só, mas deixei bastante pão. Porém, testemunhei um casal de amigos dividir um prato. Porque dá para dois, sim, com certeza.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: