Búzios: fim de semana gastronômico

Restaurante do hotel Insólito: lindo e gostoso

Restaurante do hotel Insólito: lindo e gostoso

Vou a Búzios há 25 anos. Quer dizer, há 25 anos conscientemente. Porque certamente já estivera lá antes, mas a pouca idade então não me permite ter essa certeza. Há 25 anos adoro Búzios, com convicção.

Búzios me ensinou a viajar. Portanto, sou grato a Búzios. Porque viajar é pão nosso de cada dia.

Búzios me ensinou, ali pelos oito anos, que viajar é sensacional. Eu já  tinha, para a pouca idade, encarado a estrada uma boa quantidade de vezes. Tinha estado em Brasília com os tios, viajando de Transbrasil com a avó. Foi minha estreia em aviões e esse fato é muito maior que a visita a Brasília. Ah, também estivera umas duas vezes em São Lourenço, com os mesmos tios, a bisavó, os irmãos e pais. Embora a viagem tenha sido divertida, não é um destino que me inspire, e nunca mais voltei lá, embora vez ou outra tenha estado por ali, e sempre programando outra viagem para aquela zona, porque adoro o Sul de Minas. Mas, hoje, além de uma recordação, São Lourenço é uma água mineral, e não um destino turístico.

Mas Búzios, não. Búzios me pegou de jeito desde moleque. É um lugar que adoro estar, menos no verão e em feriado, portanto, não me convide nessas datas.

Essa ex-vila de pescadores resiste à invasão turística com bravura, e com o charme e elegância que conserva em suas praias, pousadas, restaurantes, bares e pessoas. Búzios, por incrível que pareça, continua o máximo.

Estive lá na semana passada. Duas coisas me impressionaram. A primeira: como está bom o restaurante do Hotel Villa rasa Marina, comandado pela jovem chef Lydia Gonzales. Foi, simplesmente, a melhor refeição que fiz nos meus 25 anos de Búzios. Só isso. E olha que já comi muito bem lá uma penca de vezes.Mas não como na tarde do último domingo.

Também fiquei impressionado com o hotel Insólito. Que lugar lindo, que vista incrível da praia da Ferradura. Quem não tem bala na agulha para se hospedar lá pode, ao menos, visitar o restaurantes (não se esqueça de reservar), que além de servir uma ótima comida (o foie gras da entrada é sensacional!!!!) tem um abiente muito agradável, olhe a foto e diga se não.

O festival começa hoje, mas eu ainda estou em São Paulo (aliás, como o bom o restaurante La Mar, tudo maravilhoso).

Fui a Búzios na semana passada e amanhã vou para lá novamente, desta vez motivado pelo festival de gastronomia da cidade. É uma proposta muito legal. O esquema é muito legal. São 40 restaurantes participantes. Cada um preparou mum prato para o evento. Entradas custam R$ 10, e o prato principal, R$ 15, enquanto a sobremesa sai a R$ 8. Quase todos os meus restaurantes preferidos participam: Sawasdee, Quadrucci, Satyricon, Don Juan, Cigalon, Capricciosa (de bom mesmo, faltou só o Marina e o Nelsinho).

Outra coisa legal, além dos preços, é a participação de cozinheiras locais, que vão apresentar os seus pratos em frente à colônia dos pescadores, na Rua das Pedras.

 Neste link (de uma matéria que fiz para o Boa Viagem) tem mais informações

Aqui a relação completa dos párticipantes:

• Sawasdee

▪Cappriciosa

▪Satyricon

▪ Café Colombina

▪Captains Sushi Bar

•Cigalon

▪Churrascaria Don Juan

•Brigittas

▪Baroque

•Parvati

▪Chez Michou

▪Pátio Havana

•Beach Pizza

•Cafeteria Number One

•Cantinho da Batata

▪El Lorenzo

▪ Salsa

▪ Bananaland

•Farias Grill

•Recanto do Sol

•Restaurante Boom

•Café La Provence

•Bistrot Bellavere

•Mr. Brad

•Restaurante do David

▪Mineiro Grill

•Sabor cubano

•Buzin

•Bar do Mangue

•Bar dos Pescadores

•Captains Restaurante Asiático

• Cafeteria Golden Fruit

•Carioquice Bar e Restaurante

•D´Jabour

•Pizzaria Famiglia Pizzi

•Escritório

•Primitivo

•Quadrucci

•Zuza

Índice de posts de cidades no estado do Rio de Janeiro: clique aqui.

2 Respostas to “Búzios: fim de semana gastronômico”

  1. Cleber Coelho Says:

    Você esstá esquecendo dos pasteiszinhos de camarão do restaurante Bar dos Pescadores, na Praia de Manguinhos, e do por do sol que de lá se avista
    Alí, a simplicidade tem um requinte que é um luxo!

  2. Índice de posts de cidades no Rio de Janeiro « Rio de Janeiro a Dezembro Says:

    […] – Búzios: fim de semana gastronômico  […]

Deixe um comentário

