Jack Ueda: saudades de você (como voltar ao Azumi agora?)

Jack Ueda, do Azumi

Fique com Deus, camarada. E obrigado por tudo o que você me serviu neste balcão, que hoje me parece totalmente sem sentido

Não sei se posso ainda voltar ao Azumi. Não sei se sou capaz de chegar lá, me sentar no balcão ao fundo, e começar a pedir as comidinhas. Perdi meu parâmetro.

Meu parâmetro era o Jack Ueda, que comandava o forninho onde assava lulas, aspargos, cabeças de peixe, cogumelos, quiabos, alhos, pimentões, berinjelas, batatas doces e uma infinidade de artigos que ficavam expostos sobre o balcão – ou dentro dele.  Era ele que fazia, na minha modesta opinião, o Azumi ser o melhor restaurante japonês do Rio.

Imagine um sujeito que faz um quiabo grelhado virar algo divino. O Ueda sabia fazer isso, e muito mais.

Cortês, ficava nos servindo um pouquinho do que preparava para os outros.

– Quer uma laranjinha, senhora? – vivia repetindo às moças.

Sempre com uma cervejinha ao lado, cozinhava a noite inteira. E, no fim, terminávamos, com ele, bebendo umas doses de shochu.  Assim, saí de lá cambaleando e redondo algumas vezes de lá.

Hoje fui pego de surpresa com a notícia. O Ueda morreu. Caiu do telhado de casa, teve várias fraturas e morreu. Inacraditável. A notícia era relativamente velha. Saiu nos jornais na quarta. Só que, neste dia, algum larápio no meu prédio roubou o meu Globo no capacho da cozinha (é mole?). E fiquei sem a minha literatura de café da manhã.

Então, hoje peguei o jornal e li a triste notícia.

Pior é que estava marcando uma visita ao Azumi. Não sei mais se tenho coragem. Não sei mesmo.

2 Respostas to “Jack Ueda: saudades de você (como voltar ao Azumi agora?)”

  1. Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro « Rio de Janeiro a Dezembro Says:

    […] Azumi (e a perda do Jack Ueda) […]

  2. Azumi: aqui me tens de regresso « Rio de Janeiro a Dezembro Says:

    […] aqui me tens de regresso By brunoagostini Voltar ao Azumi, depois dos tristes acontecimentos, era ao mesmo tenpo uma vontade e um […]

Deixe um comentário

