Japas exóticos (as incríveis lulas do Ten Kai)

Sushis de lulas do Ten Kai

As lulas cruas incríveis do Ten Kai

E já que andamos falando de japas…

Há um tempo atrás, e não faz muito, era difícil encontrar aqueles polvinhos miúdos e outras iguarias japonesas mais raras nos restaurantes cariocas. Era complicado fugir das fómulas mais óbvias, e reinavam sushis, sashimis, temakis e aparentados. Só o Ten Kai,mais moderno, e o Azumi, mais tradicionalzão, apostavam em ingredientes especiais, como o tal polvinho, as barbatanas de tubarão, as mini-enguias e, eventualmente, até grilos crocantes. Hoje a coisa mudou. Já podemos conhecer coisas, digamos, mais exóticas em vários endereços da cidade.
No próprio Ten Kai o cardápio apresenta algumas novidades bacanas. A lula japonesa, servida em sushi e sashimi, tem uma textura diferente, untuosa (repara na foto, a importada é a da esquerda), agradavelmente escorregadia. Entrou recentemente no cardápio. Também tem as ovas de bacalhau apimentadas, que são combinadas com polvo ou lula. E a água-viva com alga e barbatana de tubarão. A lula também é servida com ouriço. E vez ou outra o Cesar Hasky traz alguma coisa nova e rara. Não me lembro,por exemplo, de outro lugar aqui no Rio que tenha servido grilos crocantes.
No Mok Sakebar, no Leblon, o cardápio tem algumas coisas diferentes e interessantes que, até segunda ordem, ficam em cartaz apenas até o fim deste mês. O sushiman Takashi Kawamura tá montando pratinhos com ingredientes importadas do Japão. Tem dupla de mini polvo e de vieiras japonesas, sushi de hokki-gai, um marisco japonês mais carnudo, lulas com ouriço, e nametake, um cogumelo japonês (R$ 18 a dupla).
Um dos lugares mais agradáveis para provar um polvinho desses, que explodem na boca quando mordidos, é o jardim de inverno do Yumê, no Jardim Botânico. Escolha uma noite estrelada.  Tire os sapatos, peça um saquê, olhe para o céu, peça uns peixinhos e você vai ver: a vida é boa.
Até as redes de perfil mais popular, como a Kotobuki, estão investindo em pratos especiais. Lá a lista recebe o nome de “Exóticos” e traz o maguro no akami (atum vermelho), maguro no toro (toro), unagui (enguia), mini tako (o polvinho), kurague (água-viva) e outras coisinhas assim.
E você já reparou que agora tem Sapporo em todo o lugar?

 

Publicado em 6/7/2009

Anúncios

2 Respostas to “Japas exóticos (as incríveis lulas do Ten Kai)”

  1. Juliana Amorim Says:

    Falando em japoneses, fui ao SHin Miura dia desses e comi maravilhosamente bem, mas aquelas mesinhas são feias demais!!

  2. Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro « Rio de Janeiro a Dezembro Says:

    […] Ten Kai […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: