Lagoa Rodrigo de Freitas: o que fazer

Árvore da Lagoa, versão 2006: é bonito, mas muito chato

Depois do post “12 dias perfeitos no Rio”, fiquei devendo umas linhas sobre a Lagoa. Pois vamos a elas. E o momento é oportuno por várias razões.
As águas estão limpas e, ao que se diz, em 2010 o banho voltará a ser liberado ali: quero ver. Com a água mais limpa, cresceram as populações de peixes, aves e até capivaras andaram aparecendo por lá.  Um projeto muito legal é uma possível linha de barcos que ligaria quatro pontos da Lagoa: Cantagalo, Parque dos Patins, Jardim Botânico e Fonte da Saudade. Vai ser sensacional. Além disso, no domingo é a inauguração da infernal Àrvore de Natal. Tá certo, é até bela. Mas causa um transtorno no trânsito. Não vale a pena para a cidade. Só ganham o patrocinar do negócio e os flanelinhas e ambulantes.
Mas, já que estamos reféns do monumento transitório, que tentamos desfrutá-lo.
Os preços ficam inflacionados. Mas esta é, sem dúvida, a melhor época de se andar de pedalinho pela Lagoa. Os barquinhos são alugados bem defronte ao lugar em que elá está hoje: entre a Catacumba e o Cantagalo. Há filas e já vejo o dia em que vão distribuir bips como no Outback e no Jardim de Napoli avisando quando chegou a sua vez. Então, o melhor a se fazer e não chegar muito tarde, o entardecer, com o sol se pondo atrás dos Dois Irmãos, é o ponto alto. Também prefira, obviamente, os dias de semana, com exceção de sexta-feira.
Bem perto dali, no Corte do Cantagalo, estão os dois quiosques mais bacanas da Lagoa: Palaphita Kitch e Kantha Galo. São deliciosos – e caros – lounges para gastar horas entre petiscos, latinhas  de cerveja, drinques… Do mesmo modo, o final de tarde ali é memorável nos dias de céu claro.
Ao redor de toda a Lagoa uma ciclovia convida a caminhadas, corridas e pedaladas. Nos fins de semana, vários meios de locomoção são alugados: triciclos, carrinhos elétricos, bicicletas.
Apesar de os melhores quiosques estarem no Cantagalo, o Parque dos Patins tem a maior concentração deles. Gosto do Arab da Lagoa, ótimo para ficar petiscando quibes, coalhadas e afins. Legal também é o Drink Café, onde rolam bons shows regularmente. Nos fins de semana, além do aluguel de bicicletas e afins, vários brinquedos se instalam ali: e tome pula-pula, piscina de bolas, algodão doce, pipoca. Uma farra para as crianças. À noite a coisa ganha ares mais românticos, e o melhor a se fazer, para entrar neste clima, é se sentar nos dois deques debruçados sobre as águas da Lagoa.. E, pouca gente sabe, mas o pessoal da Colônia de Pescadores que funciona ali, além de lanças as suas redes atrás de robalos e tainhas, também leva os turistas para passear pela Lagoa. Parece que estão querendo proibir os caras de fazer isso durante a temporada da Árvore de Natal. Que bobagem.
Neste mesmo pedaço está o heliponto, de onde decolam os helicópteros para sobrevoar a cidade. Lindo demais, vale o investimento (pelo menos uns R$ 250 por cabeça).
Também perto dali está a Escola do Pão, o melhor lugar para se tomar um café da manhã no Rio, ao lado da Casa da Tatá. Mas isso é assunto para outro post.
Tem outras coisas legais a caminho. Ali na altura do Parque da Catacumba vão inaugurar um quiosque que promete: tem até adega com vinhos da Enoteca Fasano.
Outra coisa ótima de se fazer em toda a orla da Lagoa é beber uma água de coco. E ficar de bobeira, só curtindo o visual.

Anúncios

3 Respostas to “Lagoa Rodrigo de Freitas: o que fazer”

  1. Vera Lúcia Says:

    Bruno ficou excelente, falou tudo sobre a nossa querida Lagoa. Não vejo a hora de nadar.

  2. Juliana Amorim Says:

    se não podemos vencê-la, fazer o que? O trânsito vai ficar terrivel!!!!!

  3. Sonia Says:

    nao exprica direito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: