Adega Pérola: Espanha em Copacabana?

Acepipes expostos no balcão: basta apontar o seu

Outro dia falamos aqui do Venga! Mas o que há de mais parecido com um bar de tapas aqui no Rio ainda é a Adega Pérola. Isso por causa do espírito. Parece Espanha e Catalunha. No balcão há umas cinqüenta variedades de petiscos frios. Sem exagero. De coisas mais óbvias, como o inesquecível e picante vinagrete de polvo e sardinhas marinadas a extravagâncias como a morcela no vinho tinto. Da cozinha também saem petiscos quentes – mais uns 15, 20. O bolinho de bacalhau bate um bolão. No total, são umas 70 variedades de tapas. A escoltá-las, chope bem tirados. Há mesas que ora são ocupadas por amigos, ora por desconhecidos que engatam um papo. Para mim, a Adega Pérola é o lugar no Brasil que melhor carrega o espírito de um dos esportes mais gostosos praticados na Espanha: tapear.
Na boa: se você chamasse chope de canã, bacalhau de bacalao, polvo de pulpo e morcela no vinho de morcilla al vino, pronto. Você está na Espanha. Num bar de tapas bem pé-sujo, freqüentado pelos locais, de comida honestíssima.
A Adega Pérola, que fecha à meia-noite, coisa chata que no fim dá charme ao lugar, não é cara. Com uns R$ 50 um casal petisca e toma uns chopes. É também cenário sensacional também para se tatear o Rio, ver suas pessoas, sentir a cidade. Vez o outra o Fausto Fawcett e outra figuras carimbadas de Copacabana se debruçam no balcão. Uma puta pode aparecer ali antes de seguir para o trabalho, para beber um chope e, no inverno, pedir um vinho de garrafão na caneca. Madames e patricinhas da Zona Sul, famílias, grupos de amigos. Todos freqüentam a Adega Pérola. Eu também.

Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro: clique aqui.

Anúncios

10 Respostas to “Adega Pérola: Espanha em Copacabana?”

  1. marcio Says:

    Bruno, sou frequentador assíduo da Adega Pérola, e junto com o Real Chopp é o meu bar preferido. O atendiemnto é 10, o Beto é um dos melhores garçons do Rio de Janeiro. E, quanto aos petiscos, ou tapas, sou fã de todos, principalmente o rolmops, linguiça no vinho, saladinha de polvo e mexilhões. Vale muito a pena. ABRAÇÃO!!!!

  2. Uma noite no Venga!: Por Leonardo Azevedo « Rio de Janeiro a Dezembro Says:

    […] bem, como entornamos (um casal – eu e minha mulher) uma garrafa de cava e uma de jerez, talvez tenhamos comido alguma coisa a mais, mas não lembro bem, rsrsrsrs…mas depois da continha de 318 reais, saimos com aquela sensação que poderiamos ter comido melhor com tanta grana investida.   abraços e realmente aconselho o lugar para depois do trabalho, nesse calorão que anda fazendo,  tomar uma cava na varanda acompanhada de um polvo…   mas tapa por tapa, ainda sou mais a Adega Pérola. […]

  3. Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro « Rio de Janeiro a Dezembro Says:

    […] Adega Pérola […]

  4. Bruno Says:

    O lugar é ótimo sim, a variedade de petiscos é imbatível, mas não é nada baratinho não. Mas mesmo assim, vale a pena sem dúvida.

    O ideal é ir com uma galera (as mesas lá são grandes pra isso), umas 6 pessoas no mínimo, que aí dá pra experimentar uma variedade grande de petiscos, dividindo com todos. Acaba que cada um come um pouquinho de um monte de coisa, o que é o ideal.

  5. Marcelo Paulos Says:

    Agradeço a todos os comentários….
    Valeu Márcio … O chopp do Real é muito bom mas o da Adega mudou o equipamento e agora tb está muito bom.
    Obrigado a todos

    Adega Pérola

  6. Kiarash Says:

    O custo beneficio da Adega Perola é muito melhor do que qquer outro bar de Tapas. Variedade de petiscos e o chopp muito bem tirado .Nao esqueçam de experimentar o alho espanhol. nota 10

  7. Janaína Says:

    Fui para a adega e não gostei nem um pouco, a higiêne do local não é o ponto forte (banheiro e chão do bar). O lugar é muito desconfortável, mesas próximas e bancos nada confortáveis.Foara a comida, tapas, com péssima apresentação e não despertou vontade de experimentar. Fora que a região me parecei decadente. Não recomendo!

    • Bruno Says:

      Eu gosto das mesas próximas, são aconchegantes e até incentivam a interação entre clientes. Mas não é todo mundo que gosta disso.
      Não reclamo da higiene muito menos da apresentação das tapas. Mas há de se entender que é um boteco, e não um restaurante de luxo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: