O reveillon na Ilha Grande

Lagoa Azul: esse mar, essas montanhas, fazem da Ilha Grande um dos lugares mais lindos do Brasil. Pena que chove tanto especialmente no verão

Em nenhum momento cogitei passar o ano novo na pousada Sankay, ao contrário do colega Mario Marques. Mas quase estive lá em meados de dezembro, e a viagem foi adiada para janeiro por causa da correria de fim de ano que acomete as redações de jornais. Este mês estaria na Sankay, e isso só tornou mais duras as emoções do que aconteceu por lá.
Porém, dei outra sorte neste reveillon estranho. Meio de última hora, decidi passar o ano novo na ilha. Quase deixei o meu carro em Angra dos Reis. Se fosse assim, não sei onde estaria agora, sequer sei se meu carro estaria acessível. Mas, por orientação da pousada, acabei pegando um saveiro em Conceição do Jacareí, creio eu uns 30 quilômetros antes do trevo de Angra, que teve a rodovia interrompida. Na estrada no dia 28, quase fui adiante, sabendo que da cidade de Angra partiam mais barcos para a ilha, tanto para a ida quanto para a volta. Mas, na última hora, liguei para um barqueiro e confirmei a minha ida por Conceição.
Decisão sortuda. Hoje vim ligeiro pra casa. Peguei um barco às 9h15, cheguei em Conceição do Jacareí às 10h e 10h 20 estava tomando a Rio-Santos, incrivelmente vazia para uma volta de feriado, afinal estava interrompido o tráfego a partir de Angra dos Reis. Só num daqueles túneis houve uma mínima retenção no trânsito. Ao meio-dia e quinze estava chegando em casa. Li o jornal de hoje, fiquei mais emocionado ainda.

O temporal ensurdecedor que obrigou ao confinamento pelo menos me serviu para a reflexão. Pensar na família, nos amores, nos amigos, na vida, no trabalho.

A chuva, alucinante, começou no meio da tarde do dia 30. Não parou mais até a manhã do dia primeiro. Mentira. Ao menos no Abrãao, onde eu estava, ela deu uma trégua de 10 minutos, justamente nos cinco anteriores e nos cinco posteriores à meia-noite da virada. Depois voltou, assombrosa, forte, trágica, cruel.

Volto para casa triste pelo que vi, senti e vivi. Mas deixo uma foto alegre, pra gente lembrar que a Ilha Grande é linda.

Índice de posts de cidades no estado do Rio de Janeiro: clique aqui.

Anúncios

11 Respostas to “O reveillon na Ilha Grande”

  1. Marcio Nel Cimatti Says:

    Bota triste nisso Bruno! Abração!

  2. joao marcello erthal Says:

    Lagosta,
    Eu e a Dani fomos para Paraty. Pegamos praticamente toda a chuva do dia 30, viramos o ano no Centro Historico quase submersos. Sem clima, voltamos dia primeiro, quando a chuva deu tregua a tarde.

    Eh triste demais ver aquele paraiso sofrer tanto. A Sankay era linda, assim como a ja desativada Eco Dive. Fiz meu curso de naufragio la, e so tenho boas recordacoes.

    Em breve, a tragedia sera so lembranca tambem. E que o povo da ilha e todos que amam o lugar ternham um 2010 um pouco melhor que este reveillon pavoroso.

    Abracos do amigo e fa,

    Joao.

  3. Anna Francisca Says:

    Bruno,

    Estava preocupa. Pelo seu blog, sabia que você estaria em Ilha Grande. Sou filha de pai carioca, vivendo em SP, mas sempre descubro novos achados por meio de seu blog. Fico feliz que esteja bem. É tudo muito triste. Abraços,
    Anna Francisca

    • brunoagostini Says:

      Oi, Anna. Obrigado pelas visitas e pela preocupação. Um monte de gente me ligou no dia primeiro e no dia 2. E recebi um monte de mensagem, e-mails, querendo saber notícias. Foi tudo muito triste. Ainda estou chocado. Cheguei a chorar vendo o jornal hoje pela manhã. Um abraço

  4. Júlio Says:

    Solidariedade para tds os parentes.

  5. Índice de posts de cidades no Rio de Janeiro « Rio de Janeiro a Dezembro Says:

    […] Como estão as coisas na Ilha Grande depois da tragédia – O réveillon na Ilha Grande – Acidente na Ilha Grande: por um triz? – A caminho da Ilha Grande – Fernando Pessoa, a Ilha Grande […]

  6. joao albanaza marcelo Says:

    eu tive na ilha nun paseio de bote inflaveo de floripa sc ao rio copa cabana eo sou o melhor do brasil uruuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  7. joao albanaza marcelo Says:

    eo melhor lugar do mumdo

  8. joao albanaza marcelo Says:

    e muito bom iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiieeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: