Azumi: aqui me tens de regresso


Voltar ao Azumi, depois dos tristes acontecimentos, era ao mesmo tempo uma vontade e um temor.

Tinha curiosidade para ver como andam as coisas no balcão de grelhados do saudoso Jack.

E um grande medo ficar triste ali, sem a grande figura do balconista a me servir.

Mas tivemos a sábia ideia de ir jantar lá na noite de domingo passado.

E veio a sugestão: “Por que não nos sentamos nas mesas?”

Fomos os primeiros a chegar, umas 19h30, logo depois da abertura das portas (às 19h). Eu, sempre fiel aos balcões de todos os japas (abaixo, o de frios), mais ainda no Azumi, onde nunca na vida inteira havia sentado em uma mesa, aceitei. E lá fui eu pros subterrâneos do restaurante copacabanense.


Gostei do atendimento das moças, simpático, eficiente na medida do possível, e esforçado e competente na tarefa de explicar o complexo cardápio da casa.

Começamos com o amuse bouche japa de praxe.

Depois pedimos uma dose dobrada de molusco: sunomono de polvo e uma duplinha de minipolvo. Beleza pura.


E, ao questionar a garçonete sobre o que havia de diferente no dia, recebemos a sugestão quase em tom de provocação: “Temos grilinhos caramelizados”.

Nessas horas eu penso: ajoelhou, tem que rezar.

Então, palitamos os insetos.

Com a boa companhia de umas pequeninas, muito miúdas mesmo, sardinhas curtidas em sal. No pratinho retangular e comprido ainda vinha uma curiosa, mas dispensável, espécie de mousse de saquê, além de lâminas de nabo.


E elegemos a seguir um combinado de sashimis, com a escolta devida de uma cumbuca de arroz, para brincarmos de sushiman montando bolinhos ao nosso gosto.
No pratinho, cinco fatias relativamente grossas e muito bem cortadas de cinco peixes muito  diferentes entre si: um atum (o rosado, lá no alto), pargo (no meio, à esquerda), olho de boi (ao centro), um peixe cujo nome me esqueci (no meio, à direita) e serra (o da frente). Cada um cortado de um jeito distinto, em sentidos diferentes, respeitando cada tipo de carne.

Mas ninguém vai ao Azumi de bobeira. E ainda faltavam complementos ao jantar.

“Por favor, vale a pena este bolinho de creme com siri?”.
Diante da resposta afirmativa, fomos nele.

Mas o bife à milanesa, feito na farinha de panco, era uma dívida antiga do casal, então não restou outra alternativa senão também comandá-lo.

E lá vieram as duas frituras, que são daquelas que valem as calorias que custam à nossa silhueta.

E lá fomos nós mordendo os empanados, jogando por sobre eles um molho escuro, espesso e levemente defumado e aquela indispensável pimentinha japonesa que também leva gergelim na composição e arde gostosamente.

Sobremesa, pra quê?

Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro: clique aqui.

10 Respostas to “Azumi: aqui me tens de regresso”

  1. Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro « Rio de Janeiro a Dezembro Says:

    […] Azumi (e a perda do Jack Ueda, e mais uma visita ao japa) […]

  2. Dri Says:

    Como nao curto muito japones, fiquei de olho grande nos bolinhos e no bife! Qto saiu a brincadeira??

    • brunoagostini Says:

      Olá. Custou R$ 220 (ou seja, R$ 110 por pessoa), com umas quatro cervejinhas além dos pratos citados.

  3. raq Says:

    poft! morri com esses minipolvos!!! tenho q correr lá!

  4. raq Says:

    ah! outra coisa… eu sempre tenho vontade de ficar no balcão, mas tenho tanta vergonha que acabo ficando em mesas mesmo. é q eu sou meio caipira mesmo. mas fico sempre com a impressão q estou perdendo algo.

    • brunoagostini Says:

      Minha teoria é que restaurante japonês deve ser frquentado nos seus balcões. Em quase todos é assim. Do Sakamoto e Kinoshita, em São Paulo, ao Azumi, Sushi Leblon, Shin Miura, no Rio, e também no Masa, em Nova York, e por aí vai.

  5. juliana Says:

    insetos?? coragem q ainda nao tenho… saudaçoes vascains, Time que so me dá alegrias ( ou melhor De vez em quando me traz alguma alegria) kakakaka

  6. Léo Says:

    acho que o aniversário da patroa em fevereiro já tem endereço…está entre o Azumi e o miam miam…

    abraços e fiquei babando nos polvos!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

