Verão na serra, inverno na praia (e por que não?)

Araucária em Visconde de Mauá: delícia no verão

Alta temporada na serra é inverno e na praia, verão. Isso é lógico. Mais que lógico, é cultural.
Eu, que sou um tanto do contra, gosto mais das montanhas no verão e das areias no inverno – embora não seja xiita a ponto de não ir a Búzios ou Paraty no verão (ao contrário, sempre vou) nem a Teresópolis, Petrópolis e Mauá no inverno (sempre vou também: adoro uma lareira).
São várias as razões para a preferência. Cito só algumas, as mais importantes.

– No verão a serra fica deliciosamente agradável. Das coisas mais gostosas que existem é deixar o Rio com 40 °C na cabeça e pegar uma serrinha. Eu chego a abrir as janelas, colocar a cabeça para fora e sentir o ar puro (o Rio não é nenhuma São Paulo, todos sabem, mas também tem lá a sua poluição no ar).

– No inverno chove muito pouco aqui no Rio. É a melhor época para visitar a Costa Verde, muito quente, úmida, abafada e chuvosa no verão. Ilha Grande e Paraty são paraísos no inverno, mas no verão não tanto.

– As cidades serranas e seus hotéis e restaurantes ficam insuportavelmente cheios no inverno. O mesmo acontece com os destinos praianos no verão. Pode haver algo mais insuportável que pegar engarrafamento em Itaipava, ou aquela longa fila indiana de carros lentos para ir de Mauá a Maromba? Pode haver algo pior em suas férias que demorar mais de uma hora do portal ao Centro de Búzios? Ou demorar seis horas para chegar a Paraty? E sem falar que não se consegue estacionar em nenhum desses lugares nas respectivas altas temporadas… E ficar na fila para comer fondue, tu encara? Julho lá no alto e janeiro cá embaixo são terríveis.

– Tem também o preço. Acompanhando a alta e a baixa, os hotéis mexem nos valores das diárias – e exigem pacotes mínimos que podem chegar a uma semana. Pousadinha na serra é inviável no inverno do mesmo modo que as da praia são no verão. A diferença pode chegar a mais de 50%.

Índice de posts de cidades no estado do Rio de Janeiro: clique aqui.

Uma resposta to “Verão na serra, inverno na praia (e por que não?)”

  1. Índice de posts de cidades no Rio de Janeiro « Rio de Janeiro a Dezembro Says:

    […] – Verão na serra (e inverno na praia): por que não? […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: