Restaurantes para uma refeição inesquecível no Rio de Janeiro

Sobremesa do menu amazônico do Le Pré Catelan, um chocolate “empanado” com coco ralado e recheado com uma calda de coco acompanhado de um trio de sorbets: um dos melhores cardápios em cartaz 

Ontem recebi um e-mail de um leitor aqui do blog.

Escrito assim.

 “Fala Bruno, tudo bem?
Quero gastar uma graninha num bom jantar, tipo conta final a 400, no máximo 500 reais, com direito a vinho…
O que vc me indica?
Pensei no eñe com o menu de 140 pratas, mais uma tacinha de espumante e uma garrafa de alguma coisa. O que vc me diz? Mais opções? Não queria nada muito afetado (que possa ir de jeans por exemplo).”

Quando alguém me pede dicas para uma refeição memorável no Rio me lembro primeiro do Le Pré Catelan, para mim o melhor restaurante do Brasil no momento. Serve a melhor comida entre todos. A nova coleção de trilogias, e o menu amazônico são garantia de uma refeição feliz (na foto, uma das sobremesas do menu amazônico, o chocolate empanado no coco recheado de calda de coco com trio de sorbets). Mas lá, escolhendo algum desses menus, a uns R$ 230 cada, a conta vai ultrapassar o teto estabelecido por ele. Mas, quem sabe não dá para negociar levar um vinho de casa?

Imediatamente também evoco as perdições lusitanas servidas no classudo Antiquarius, eternamente um lugar fantástico de se visitar (onde é possível até dividir prato, deixando a conta – sem vinho – em cerca de R$ 150, R$ 160 (com couvert, um prato e sobremesa – para saber como, clique aqui).

Aí, me lembro de outro lugar certeiro, o Olympe de Claude Troisgros (mas ali a conta vai ultrapassar os R$ 500).

Também rompe o teto estipulado o Cipriani, no Copa, também garantia de um jantar inesquecível por todos os componentes envolvidos: a vista, a comida, o próprio hotel, as flores e velas sobre a mesa…

Ele pergunta sobre o eñe. Eu acho que também vale, e como, uma refeição lá (melhor ainda se for na Tabla del Chef). Sou fã da casa, sempre surpreendente. E, se é para ir lá, em vez de pedir uma garrafa o melhor a se fazer no menu degustação é pedir para a bela sommelier da casa (cujo trabalho, também criativo e ousado, como a cozinha do restaurante, dá para ler aqui) cuidar da harmonização. Garanto que vai ficar pra sempre na memória este “maridaje”.

Se o assunto é refeição incrível no Rio, impossível passar batido pelo clã Fasano. Tanto o Gero quanto o Al Mare são absolutamente infalíveis. No almoço executivo, com menu a R$ 70 mais ou menos, vale a pena demais. À noite também vale, mas a conta vai esbarrar ali no teto de R$ 500, talvez até passe um pouco.

Agora, se a idéia é comer cozinha italiana clássica, há um trio de restaurantes com cozinha tão competente quanto a do Fasano, mas com preços ligeiramente mais em conta. São eles o Quadrifoglio (para o Guia Brasil é hoje o melhor italiano do Rio), o D’Amici e o Terzetto. Os três também são infalíveis, com preparo de pães e massas caseiros, carnes assadas longamente e sobremesas lindas. Em qualquer um dos três, um serviço completo, com couvert, entrada, prato e sobremesa, vai custar de R$ 120 a R$ 150 por pessoa. Sempre que fui nesses lugares saí satisfeito.

Bem, acho que é isso.

Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro: clique aqui.

2 Respostas to “Restaurantes para uma refeição inesquecível no Rio de Janeiro”

  1. Tião Says:

    Amigo Grande Bruno, sabes qto pago pra minha secretária.
    Ela trabalha de 2feira até ¨ ¨6feira ..ganha de 0900 hrs até as 1430..,com tudo que tem direito R$ 875,87 e não conto os por fora..Qdo vou pagar por duas refeições +_ 700,00???????.Nunca .Tenho pena.Acho que não tenho esse direito.Mas, como sempre é minha e pessoal opinião.Não discuto so outros ou quem pode.Eu evito.Até q meu patrimônio é legal.

  2. Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro « Rio de Janeiro a Dezembro Says:

    […] Restaurantes para uma refeição inesquecível no Rio de Janeiro […]

Deixe um comentário

