Ao mestre Armando Nogueira: obrigado

“No futebol, matar a bola é um ato de amor”.

O Armando Nogueira era craque. Escrevia com uma enorme ternura sobre os esportes, de maneira deliciosa.

Foi um dos responsáveis por me fazer jornalista.

Ali por 1986, aos 10 anos, embalado pela Copa do Mundo, comecei a ler os livros do mestre, presenteado principalmente pela avó, fã do diretor da Rede Globo.

Tenho vários deles até hoje.

Armando criou frases maravilhosas, como a que abre este texto.

Eu lia as suas crônicas com vontade. Nunca me esqueço de uma chamada “Bolando a Bola”. Nela, o escritor narra o encontro com uma bola, surrada pelo jogo, após uma partida de futebol. Ela,  que era a estrela no campo, ali no vestiário, quietinha, falando de como é a vida de uma bola de futebol. Algo de realismo fantático, lírico, lúdico, mágico.

Hoje tenho saudade daquelas tardes em que folheava os seus livros formando, ao mesmo tempo, meu gosto pelo jornalismo, pelas palavras, pela doçura.

Logo depois da Copa de 86, encantado por Maradora, Armando, seu xará, escreveu um lindo poema.

Dizia mais ou menos assim.

“Amar a Deus sobre todas as coisas

Amar a bola

A. Maradona”

Achava isso tudo tão lindo que por anos cultivei o sonho de me tornar jornalista esportivo. E, se hoje escrevo sobre viagens, comidas e vinhos, tudo começou lá atrás. Armando Nogueira sempre foi um jornalista modelo para mim.

Obrigado, mestre, obrigado.

2 Respostas to “Ao mestre Armando Nogueira: obrigado”

  1. Júlio Says:

    Todos nós, cariocas estamos tristes com a perda do nosso grande mestre acreano de Xapuri .Lá em cima deve estar no maior papo com Chico Mendes.

  2. Constance Escobar Says:

    O jornalismo esportivo ficou capenga sem Armando Nogueira. Não sou fã nem entendedora de esportes, mas não é preciso ser pra perceber a sensibilidade e o lirismo com que Armando falava do assunto. Um mestre da palavra. E que elegância… Vai fazer falta, muita falta, como fazem os grandes.

Deixe um comentário

