Que frio: um sábado gostoso na serra

A cocheira do Le Canton: passeio de pônei

Que frio!
Não me lembro de ter sentido temperaturas tão baixas no começo de abril como nesta madrugada.
Ao meio-dia de ontem os termômetros de Teresópolis apontavam 15º C.
Na madrugada, acho que fez uns 8º C. Tive que dobrar as cobertas e cobrir a cabeça para confortar  o corpo, ainda desacostumado ao congelamento do inverno.
Aproveitei a tarde do sábado para investir o tempo na zona rural de Terê.
Primeiro, uns pastéis no Cantinho da Valéria, ao lado do  Le Canton. Comi u m pastel de coelho com shitake, muito bom. Mas melhor ainda foi o outro, de javali com alho, alguma coisa fora de série.
Depois, um rolê da filha no lombo de um pônei, lá na hípica do hotel (na foto).

Perdiz com talharim na manteiga de sálvia, da Birosca Romana di Sandro

O passo seguinte foi uma perdiz com talharim na manteiga de sálvia da Birosca Romana di Sandro, um restaurante surpreendente, instalado num posto de gasolina da Teresópolis-Friburgo, no Vale Feliz, logo no começo a estrada (para quem sai de Terê).
Feliz fiquei eu depois de garfar a carne da ave afogada em molho de tomate espesso, com uma bolinhas de alcaparras, uma delícia. Ao lado, um pratinho com a massa untada numa manteiga com a erva, perfumada, no ponto exato de cozimento.
E a verdade é que tanto o Cantinho quanto a Birosca são tão bons, mas tão bons, que merecem posts à parte. São dão primores de simplicidade, qualidade e delícia.

Índice de posts de cidades no estado do Rio de Janeiro: clique aqui.

12 Respostas to “Que frio: um sábado gostoso na serra”

  1. Júlio Says:

    Maravilha.Vamos colocar a Birosca no roteiro.Qto custou???Menina tricolor continua linda.

    • brunoagostini Says:

      Julio, a perdiz custou míseros R$ 26. E dá até para dividir, ainda mais se tiver entrada. Aos quatro anos e meio, a moça vai comemorar o tetra carioca! Imagine quando tiver 18…

  2. saboreando Says:

    Essa foto ficou realmente linda.
    Mas também, com a Maria de modelo não fica difícil, né?
    Vou me aventurar a testar esse pastel de javali com alho. Me bateu até uma fome!

  3. Dri Says:

    De fato estava muito friiiio em Terê esse final de semana… A sua casa continua sendo perto do comary? Diz meu namorado que lembra de vc (algo sobre pular seu muro pra entrar nas Tere Fantasy)

    Já meu ex-namorado era o proprietário da casa em frente ao cantinho da Valeria. Mas vendeu pro conglomerado Le Canton…

    E não, eu não sou de Teresópolis, mas parece que os meninos de lá me perseguem!!

    • Bruno Agostini Says:

      Xiii. Me entregou… Pois é, já teve disso, sim. Inclusive, numa das festas (em 95 ou 96, faz tempo…) eu estava sem fantasia. quer dizer, fui de penetra… E quem é o seu namorado, fiquei curioso?

      • Dri Says:

        Ora! Vc não estava sem fantasia, estava fantasiado de cronista de viagens/butecos!!!

        Meu namorado se chama Pedro Coppos… Lembra?

      • brunoagostini Says:

        Conheço, claro! E o irmão e as irmãs. Manda um abraço

      • Dri Says:

        Todo mundo bem… Não sei se vc lembra/sabe, mas ele tem uma filha de 13 anos!! Vcs estão mesmo ficando velhos!!!

        Será que agora todos nós finalmente conseguimos marcar um vinhozinho nas vizinhanças de Ipanema?

        Daí vc manda o abraço pessoalmente!

      • brunoagostini Says:

        Lembro da filha dele, sim. Eu não tô tão velho assim, minha filha tem só quatro… Vamos marcar, sim. Quando vocês quiserem. Vai ser divertido. Espero que você não acredite nas histórias que o Pedro possa contar a meu respeito… é tudo mentira…

      • Dri Says:

        Combinado então. Pra não ficar parecendo coisa de carioca, vamos assumir que esse encontro só vai acontecer em junho, visto que semana que vem a gente embarca pra Europa e qdo voltarmos vc estará embarcando…

        Assim que eu voltar mando um email pra gente tentar acertar os ponteiros… Pelo menos teremos tb assunto sobre Paris/Reims, assim eu não fico tão perdida com as recordações teresopolitanas!

        E pra fechar, eu prometo não acreditar em tudo que o Pedro fala de vc se vc me permitir não acreditar tb em tudo que vc fale dele!! =)

  4. brunoagostini Says:

    Combinado!

  5. Índice de posts de cidades no Rio de Janeiro « Rio de Janeiro a Dezembro Says:

    […] Camponesa da Beira: um lugarzinho pra chamar de seu – Dona Irene: refeição de czar – Que frio: um sábado gostoso na serra – Orquidário Aranda: pra não dizer que não falei de […]

Deixe um comentário

