É dia de feira (e de visita a favela, passeio de bote, escalada no Pão de Açúcar)

Feira da Praça General Osório: ponto de partida para uma refeição

Ontem, no novo programa do Claude, delicioso, por sinal, ele começa o dia na feira da Praça General Osório, aqui do lado de casa, sempre às terças. Compra os ingredintes do seu bobó.
Aí, me lembrei dessa materinha aqui, feita para a revista Red, da Tam. Então resolvi publicá-la aqui.

Jeep Tour pela Rocinha, voo de asa delta e passeio de helicóptero já não estão com nada. A onda agora, no Rio de Janeiro, é visitar programas sociais em favelas, ir à feira para depois  degustar cachaças e ter aula de cozinha brasileira em Santa Teresa, navegar de bote até as Ilhas Cagarras, escalar o Pão de Açúcar e fazer ioga no Jardim Botânico. O tal turismo de experiência, cada vez mais difundido, é isso aí. Várias agências cariocas se especializaram em organizar roteiros diferentes pela cidade, projetos voltados à sustentabilidade, valorizando aspectos humanos e naturais, a vivência.
Parcerias com os melhores hotéis do Rio facilitam a vida dos visitantes. A Curumim, agência de turismo cultural e ecológico, leva os hóspedes dos hotéis Marina para ver o Rio de maneiras distintas. O passeio pelo Jardim Botânico é guiado por biólogos que contam histórias e esclarecem as dúvidas. Depois da caminhada pelo parque, uma sessão de ioga à sombra das árvores. “Cada vez o turismo deixa de ser contemplativo para ser de experiência”, diz Marcio Macedo, criador da agência. Uma das atividades mais procuradas é a chamada Aprazível Experiência Culinária. É assim. Antes de subir até Santa Teresa, os turistas visitam alguma feira da Zona Sul, dependendo do dia da semana, geralmente em Ipanema ou Leblon. Depois, o grupo vai até o restaurante Aprazível, cuja vista e atmosfera fazem jus ao nome. Primeiro uma degustação de cachaças – que pode ser enriquecida com frutas compradas na feira originando caipirinhas de vários tipos, sucesso entre os estrangeiros – e, depois, uma aula de cozinha brasileira, seguida de almoço, naturalmente. No lugar das cachaças, ou mesmo combinada a elas, uma seleção de vinhos brasileiros pode acompanhar o almoço, que termina preguiçosamente no cair de tarde estonteante do lugar. Entre outros roteiros a empresa organiza visitas a ateliês do mesmo bairro de Santa Teresa, com direito a conversa com os artistas, e o Tour Comunitário por uma favela carioca com uma interessante obra social, uma maquete da comunidade que já foi notícia em todo o mundo.
Programa semelhante a este, também com visita à ONG Morrinho, que desenvolve o projeto, é um dos tantos oferecidos pela Matueté no Hotel Fasano. A agência que cuida dos passeios dos hóspedes do hotel na Vieira Souto também é paulistana. Mas os passeios são para lá de cariocas. Os turistas podem escalar o Pão de Açúcar, fazer um tour de moda, visitando ateliês contemporâneos, ou um roteiro arquitetônico, passando pelo barroco colonial – tour que pode ser estendido até o modernismo de Niemeyer. O guia, aqui, é chamado anfitrião. Uma das especialidades da empresa é personalizar os roteiros. Ganham força, por exemplo, especialmente entre o público corporativo, reuniões ou palestras em mansões de Angra dos Reis, Ilha Grande e Búzios, ou a bordo de embarcações que navegam pelas águas cariocas. Tudo ao gosto do freguês.
No Copa o concierge recomenda os passeios da Rio Hiking, especializada em turismo de aventura. Entre as 22 atividades cariocas, há de tudo: do batido voo livre a escalada no Pão de Açúcar, passeio de caiaque ou a cavalo e  mergulho nas Ilhas Cagarras.
Mesmo quem não é mergulhador deve considerar o passeio até o arquipélago, de frente para Ipanema e Leblon. A maneira mais divertida de se fazer isso é nos botes rápidos da Macuco Rio, que também navega até Niterói, Ilhas Tijucas (lá pelos lados da Barra) e pelas águas da Baía da Guanabara.

Curumim – Av. Almirante Barroso, 63, 2809, Centro. Tel.: (21) 2217-7199. http://www.curumim.tur.br

Macuco Rio – Av. Infante Dom Henrique, s/nº, Marina da Glória. Tel.: (21) 2205-0390. http://www.macucorio.com.br

Matueté – Rua Tapinás 22, 7º andar, Itaim. Tel.: (11) 3071-4515. http://www.matuete.com

Rio Hiking – Tel.: (21) 2552-9204. http://www.riohiking.com.br

Anúncios

6 Respostas to “É dia de feira (e de visita a favela, passeio de bote, escalada no Pão de Açúcar)”

  1. saboreando Says:

    Agora só tenho vontade de fazer feira se for com o Claude Troisgros!
    Amei o programa, quero um personal chef pra mim também! Rs!

  2. brunoagostini Says:

    que pena… amanhã quero ir à feira da General Glicério. Ouvir choro e comprar insumos pro jantar

  3. Fernando Says:

    Taí uma lista legal de empresas/ coisas pra se fazer na cidade até pra Cariocas. Abs!

  4. Júlio Says:

    Bruno, q pena …….O império caiu do amor caiu ????

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: