Festa do Divino, em Paraty: maravilhosa

Maio é o melhor momento para se visitar Paraty. Por várias razões: a temperatura mais agradável, com direito a friozinho à noite, os dias ensolarados e as madrugadas estreladas, porque nesta época quase não chove.

Mas, para mim, o melhor motivo para visitar a cidade nesta época é a Festa do Divino, a mais importante entre as tantas manifestações folclórico-religiosas que acontecem no Centro Histórico. A novena começa amanhã e, como indica o nome,termina no próximo sábado, após nove noites de missas, procissões e ladainhas. O último domingo  o grande dia da festa, por isso o melhor é viajar só na semana que vem. Fiz isso umas quatro vezes. A cidade fica cheia e movimentada, mas não lotada. os turistas são fotógrafos, cineastas, documentaristas, antropólogos, sociólogos e gente interessada na cultura popular brasileira de uma maneira geral.

É folclórica porque tem congada…

… e é religiosa porque tem procissões…

… missas na Igreja Matriz…

… e até quermese…

É do povo, porque todos participam, enfeitando as casas.

Tem bandinha que passeia pelas ruas.

Paraty vira uma festa. A Festa do Divino Espírito Santo, tradição antiga trazida pelos portugueses.

E a cidade fica toda enfeitada. Bandeirolas vermelhas e brancas cruzam as ruas. E a pomba branca, símbolo do Divino e, por conseqüência, da festa, estão por toda parte.  Nos postes…

… No alto das bandeiras…

O ritual, além das missas, da novena e das ladainhas, inclui a coroação do imperador, um auto de participação coletiva, que termina com um menino incorporando o personagem que antigamente era real. Há muitos tempos atrás, uma pessoa da comunidade era nomeada imperador. E, entre as suas prerrogativas de governo perecível estava a soltura de um preso. Hoje, ao lado da antiga cadeia de Paraty, durante a Festa do Divino acontece uma simulação, porque até o século 19 um preso de verdade era solto pelo imperador do Divino.

Acho lindas as procissões, e admiro toda a liturgia religiosa. Mas o que mais gosto nesses dias é ver as apresentações do grupo de Congada de Cunha, que há mais de um século desce a serra para louvar São Benedito na festa do Senhor.

Eles tocam…

… cantam…

… e dançam com suas lindas roupas…

… num dos mais lindos espetáculos do folclore brasileiro.

Índice de posts de cidades no estado do Rio de Janeiro: clique aqui.

2 Respostas to “Festa do Divino, em Paraty: maravilhosa”

  1. Pat Caetano Says:

    Muito bacana seu post. Moro em paraty e estamos precisando de divulgação. Obrigada.

  2. Índice de posts de cidades no Rio de Janeiro « Rio de Janeiro a Dezembro Says:

    […] – Paraty: o lindo calendário das festas populares – Paraty em foco – Ilha do Araújo, em Paraty: vida de caiçara – Festa do Divino, em Paraty: maravilhosa […]

Deixe um comentário