Muita emoção no sensacional museu Quai Branly

 
 

Foi essa máscara aí que inspirou o cubismo de Picasso


Quando visitei o Moma, em Nova York, o quadro que mais prendeu a minha atenção, sem qualquer dúvida, foi Les Demoiselles d’Avignon, de Picasso, ao lado de Van Gogh e Monet o artista de que mais gosto.
Esta é uma peça marcante pra mim, das que mais gosto entre todas as que já foram pintadas.

Era o fim do horário de visita. Estava sozinho. Me sentei no bando defronte a esta que é uma das obras-primas de Picasso, uma espécie de estreia do cubismo, e fiquei ali, em estado de graça, avaliando as formas, a grandeza do monumento.

Hoje, em Paris, visitei o Museu Quai Branly, que me parece o mais interessante de todos atualmente na cidade, por diversas razões que um dia espero listar aqui, ou em alguma matéria.

Mas nada disso importa.

O mais importante é que, ao entrar na sala escura que guarda alguma das muitas máscaras africanas do acervo deste museu, fui avisado pela guia (brasileira), em bom português:

– Esta máscara, é quase certo, que foi a inspiração de Picasso para começar o seu trabalho cubista.     Les Demoiselles d’Avignon teria sido inspirado nela.

Eu fiquei arrepiado. Meus olhos marejaram. O coração acelerou. Cheguei perto. Me arrepiei ainda mais. Não tenho dúvidas de que a inspiração veio mesmo dali.

Quase chorei.

E até agora tô besta.

 
 
 

 

Uma resposta to “Muita emoção no sensacional museu Quai Branly”

  1. Comes, bebes, altos papos e boa música às margens do Rio Sena (e o índice de posts da viagem a Paris e Champanhe) « Rio de Janeiro a Dezembro Says:

    […] Muita emoção no sensacional museu quai Branly […]

Deixe um comentário

