Manel, obrigado, vai com Deus (e um agradecimento aos garçons cariocas, que na verdade na maioria das vezes são cearenses)

Muito se fala se o serviço no Rio é ruim. Faço coro até com isso.
Mas, ao mesmo tempo, a cidade tem uma escola de garçons fabulosa.
Só no Rio garçom de botequim vira celebridade. Estão aí para comprovar a tese o Paiva do Jobi, o Cícero do Nova Capela, e o Chico, que de tão famoso virou até dono do seu próprio bar, em dobradinha com a Alaíde, quituteira de mão cheia.
Este time de craques perdeu um dos seus mais brilhantes jogadores esta semana. O Nova Capela, único restaurante da cidade com direito a dois nomes na lista de melhores garçons do Rio, perdeu o Manel, vítima de infarte. Logo ele, que tanto me serviu javalis e cabritos madrugada adentro, que tanto chope pousou em minha mesa, hoje repousa nos corações da boemia carioca.
Quando penso nesses caras me lembro do Armando Nogueira, frasista de mão cheia, que certa vez escreveu: “Jogador vê, craque antevê”.
O mesmo acontece com os bons garçons. Quando você vai levantar a mão para pedir mais um chope, ele traz a sua tulipa expelindo espuma, na pressão. Eles têm a rara capacidade de saber quando você não quer mais um chope, e não trazem. Esses caras te avisam quando o peixe do dia não está legal. E percebem quando você precisa de alguém para desabafar – não só isso, sabem dar os melhores conselhos.
Garçom carioca, que na maioria das vezes é cearense, vira amigo. Despede-se com abraço.  Até pede notícias da sua mãe, da sua filha. Pergunta por onde anda aquela sua namorada simpática. E serve, sem que seja pedida, aquela rodada de saideira na faixa.
Também são capazes de entregar bilhetes e dar recados àquelas belas moças da mesa ao lado. E até sugerem a sua companhia sem que você saiba.
Ô, Manel, que saudade. Quantas noites me salvaste. Quantas noites me serviste. Vá com Deus.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: