Sushi Leblon com boas novidades

Tartar de atum com ovo caipira, o primeiro passo: garçom pega o wasabi e fura a gema

Não sou lá muito fã nem de ver nem de se visto

Apesar disso, gosto de ir ao Sushi Leblon. Não pelos seus sushis, que são ótimos, muito menos pelos seus flashes, que são desagradáveis. Tampouco por tempurás ou sashimis sempre bem feitos. Gosto mesmo de lá quando eles extrapolam as fronteiras propostas num sushi bar e apostam em receitas que mesclam elementos tradicionais japoneses com influências de todas as culturas gastronômicas. Seguindo esta linha nasceram algumas combinações que se tornaram clássicos imortais da gastronomia carioca, como o sushi de ovo de codorna com azeite de trufas e flor de sal e o salmão marinado em missô com foie gras.

Na semana passada acabei jantando lá duas noites. Numa fiquei percorrendo os clássicos japas (sushi, sahimi, tempurá), ali sempre bem executados, mas nada que não se veja por aí.

Na segunda vez fui provar alguns novos pratos que entraram há pouco no cardápio e vi que é mesmo o trânsito nesta fronteira do Japão com o mundo a melhor vertente da casa.

Tartar de atum com ovo caipira, e o wasabi estoura a gema

De cara fui apresentado ao tartar de atum, que nem é novidade, ao contrário, mas eu nunca tinha provado. Como em qualquer steak tartar de boa cepa é preciso se fazer alguma apresentação à mesa. Na versão do Sushi Leblon os cubos de peixe levemente temperados são coroados com ovas de peixe tipo caviar e uma gema de ovo caipira.

e mistura, e mistura, e mistura, e mistura...

O garçom pede licença, pega uma bolinha de wasabi e perfura a gema, que logo se espalha, escorrendo pela carne. Ele então derrama shoyo, misturando tudo. Fica bem bom.

Quadradinhos de atum com foie gras: a melhor novidade, vale ir lá só para provar

 A seguir, o melhor da dupla jornada: quadradinhos de atum semigrelhado  serve de base para a montagem que leva foie gras, maçã verde caramelada, molho de wasabi, shoyo e flor de sal. O prato cresce na boca ao mexer com contrastes de sabor e textura, o doce e o salgado, o ácido, o crocante e o macio, o seco e o untuoso.

Blinis com polvo, linda ponte aérea Moscou-Tóquio

Depois mais duas receitinhas irmãs que acabam de chegar ao cardápio: blinis de polvo com caramelo de shoyo, sensacional encontro da Rússia com o Japão, e os blinis de salmão com iogurte. É preciso registrar a beleza e delicadeza dos pequenos bules que guardam os molhos, uma graça mesmo (aliás, as louças da casa, lindas cerâmicas muitas vezes, e a apresentação cuidadosa dos pratos são uma marca do Sushi Leblon).

Triângulos de foie gras com maçã verde... ops, acho que já vi isso hoje...

 Pensa que acabaram as novidades? Não, não, não. Ainda vieram uns triângulos de foie gras com maçã verde cozida no vinho tinto, ovas de massago e flor de sal. Gostei, mas achei um pouco repetitiva a receita (parecida com a de atum, bem mais interessante e rica). Mas tá valendo. Só não veja qualquer razão para se pedir este prato tendo o outro…  

 Quando vieram uns camarões grelhados com molho cremoso de wasabi e arroz eu não tinha mais fome. Mas acho que mesmo que tivesse não veria graça neste prato já antigo na casa.

 O mesmo posso dizer da sobremesa, essa, sim, mais uma novidade: trata-se de um tempurá de brigadeiro com perfume de laranja servido ao lado de um shot de saquê com frutas vermelhas. É doce, é bom, tem chocolate, coisa e tal. Mas não me disse nada, e achei difícil comer, meio grudento.

 Já o sorbet de lichia, provado na primeira noite, é uma ótima maneira de se encerrar uma refeição. E mesmo de se fazer o trânsito entre as etapas (quem sabe entre peixe e carne, ou entre salgado e doce).

Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro: clique aqui.

Anúncios

2 Respostas to “Sushi Leblon com boas novidades”

  1. Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro « Rio de Janeiro a Dezembro Says:

    […] Sushi Leblon (e as novidades lançadas em agosto de 2010) […]

  2. Emerson goes andrade Says:

    parabéns belos pratos show de bola

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: