Uma semana para variar o menu

Jamón Iberico Gran Reserva, da Josep Llorens e Fills: presunto especial é a estrela do festival do restaurante espanhol eñe, que foi prorrogado até o fim desta semana. Vale muito a pena

Para quem quiser dar uma variada nos pratos convencionais e provar cardápios diferentes esta semana está bem interessante.

No restaurante Atlantis, no Sofitel, o chef Roland Villard está convocando para um festival de crepes. Ele serve a receita à moda da Bretanha, com trigo sarraceno, assim como na ótima creperia Le Blé Noir, perto do Sofitel, ali em Copacabana mesmo (só que LPC eles são servidos enroladinhos, e não abertos). Assim como no restaurante da Xavier da Silveira, a melhor pedida para acompanhar a iguaria é uma taça de sidra .

No Sushi Leblon começou ontem um minifestival de cozinha, digamos, nipo-espanhola em roupagem contemporânea. O chef catalão Esteban Jaurequi se junta à colega carioca Karen Couto para montar uma seleção de nove receitas bem interesantes. Ambos trabalharam com Ferrán Adrià e mostram alguma influência dele. O menu, que custa R$ 195, me parece bem interessante. As entradas são ouriço em texturas com ovas de peixe, ostra fresca com vingreta, ovas de arenque e bacon, tempura de tomate-cereja com wasabi e brioche cozido no vapor e frito, recheado com caranguejo, molho de frango e amendoim. São mais quatro pratos, mais encorpados: atum com berinjela na brasa, missô e molho ponzu, ovo cozido a baixa temperatura com caldo de alga kombu e atum seco, tortilla de alcachofra com bacalhau e, para encerrar, uma bonita composição chamada “Mar e montanha”, reunindo camarão, vieira, frango e shimeji. Para encerrar mais um prato bonito, pelo menos nas fotos: sorvete de limão com gengibre fresco sobre pé de moleque de gergelim, mousse de chocolate e iogurte.

Na noite de sexta-feira os apreciadores de uma boa cerveja, e das coisas brasileiras, de uma maneira geral, não podem perder o encontro no Clube Campestre, no Alto Leblon. Guilherme Studart, o maior expert em botecos cariocas, e Chico Jr., autor dos livros “Roteiros do Sabor Brasileiro” e “Roteiros do Sabor do Estado do Rio de Janeiro”, organizam uma degustação chamada “A arte das cervejas especiais”, com uma seleção de algumas das melhores louras do Brasil. Serão servidas a Backer Pilsen, de Ribeirão das Neves, MG; a St. Gallen Weiss, de Teresópolis, RJ; a Eisenbahn Pale Ale, de Blumenau, SC; a Baden Baden Bock (bock), de Campos do Jordão, SP; a Bamberg Rauchbier, de Votorantim, SP; a escura Demoiselle (porter), de Ribeirão Preto, SP; e a artesanal Fraga Weiss, do Rio de Janeiro, RJ. Quem conduz a prova é o autor desta última marca, o cervejeiro Sérgio Fraga. Para acompanhar a degustação serão servidos pratos bem brasileiros, especialidade do café do Alto, o simpático bar do clube (aliás, um ótimo lugar para se tomar um bom café da manhã à maneira nordestina, pernambucana, mais especificamente).  Na noite de sexta os cervejeiros vão comer, entre outras coisas, caldinho de feijão, caldinho de sururu, ovo cozido colorido, pastel de carne, ensopadinho de caranguejo, anguzinho do Dudu, beiju com presunto defumado, pernil assado do Bracarense e salada de feijão fradinho com bacalhau do Poleiro do Galeto, na Cadeg. Como sobremesas, bolo de rolo, bolo Souza Leão e bolo de aipim. Parece incrível, né? Custa R$ 125. Pena que não estarei por aqui… Quem quiser reservar deve escrever para este e-mail aqui: chicoju@terra.com.br

E para quem ainda não foi, o Festival de Jamón (na foto) do espanhol eñe (leia mais aqui) foi prorrogado por mais uma semana.

Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro: clique aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: