Da Brambini: simpática cantina italiana familiar e aconchegante

O pappardelle alla Portofino, com pesto e tomates, receita trazida desta cidade na Ligúria: em cartaz por tempo limitado

Já fazia um bom tempo, lá se vão mais de 10 anos, no mínimo, que não visitava o Da Brambini. Tinha estado na pequena e aconchegante casa na praia do Leme umas duas vezes, sempre na companhia do pai, que adorava o ossobuco preparado ali. Genericamente eu chamava o Da Brambini, em conjunto com o D’Amici, de ‘os bons italianos do Leme”.
Tinha as melhores lembranças do lugar, praticamente uma cantina, com cardápio clássico italiano, com bons ingredientes, serviço simpático e decoração agradável.
Durante as minhas férias gastei uma linda tarde de sol ali, bebendo uns bons vinhos, comendo coisas gostosas e conversando sobre comidas e viagens, e outros sabores da vida. O italiano Umberto Vegetti, sócio do restaurante, dá expediente ali todos os dias, o que faz toda a diferença, e concede um clima familiar e gostoso ao Da Brambini.
Ali acontece o mesmo que na Osteria dell’Angolo, em Ipanema. O couvert é indispensável. Os pães, todos feitos na casa, são ótimos, com destaque para o de linguiça, sensacional. Também tem focaccia, ciabatta, de parmesão… A cestinha vem muito bem acompanhada de umas conservas (berinjela e pimentão) e umas pequenas porções que são sempre um ótimo começo: omelete de legumes, salada de feijão-branco com atum (nada de lata, o peixe é preparado ali também, delicioso), tomate-cereja e azeitonas, além de patês de funghi e de fígado. Custa só R$ 12 por pessoa, e a mesa é reabastecida conforme quer o cliente. Não dispense o azeite.
– Salta mais um patê de funghi, por favor!
O cardápio percorre o receituário italiano tradicional, sem concessões. Assim, entre os antipasti há aspargos na manteiga, carpaccio de carne e de peixe, polenta com gorgonzola, bresaola e presunto cru. Quem preferir uma seleção de vários desses peticos pode pedir o antipato misto. Beleza pura.
Para os que estão com muita fome vale investigar os primi piatti: espaguete com lagostins (um clássica da casa), talharim com ragu de pato e uma boa oferta de massas frescas preparadas ali: tem nhoque alla sorrentina, torteloni com pêra e gorgonzola e ravióli com camarões.
Gosto da seleção de pratos de carne: tem o tal ossobuco fenomenal, vitela com cogumelos e escalopinho ao marsala. Ótimo que o menu convencional está sempre com novidades coladas na parte de cima, as sugestões do chef: ali encontrei, na minha visita, peixe com aspargos e camarões, costeleta de cordeiro, linguado ao molho de uva (outro clássico, que voltou ao cardápio a pedido de clientes), cavaquinha com taglioni e bisteca de chorizo com paglia e fieno com brie. Interessanmte, né?
E, mais recentemente ganhou destaque dois paros criados para a temporada outono-inverno, mas que ainda podem ser apreciadas. Um é o filé ao funghi porcini com purê de baroa. Outro, queridinho do Umberto Vegetti, é o pappardelle alla Portofino, receita trazida pelo chef desta pequena e exclusiva vila na Ligúria, na qual seu primo é dono do restaurante mais famoso, o Da Puni, de frente para o portinho, em localização mais que privilegiada.
– O prato é simples, uma infálível combinação de massa caseira fresca com pesto e tomate fresco. Adoro -me explica o Umberto.
Foi difícil resistir. E, em toda a sua despretensão, o prato é mesmo divino.
Advinha o que tem de sobremesa?
Tiramisú, zabaglione e pêra ao vinho, acompanhados de um bom espresso…

Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro: clique aqui.

Anúncios

4 Respostas to “Da Brambini: simpática cantina italiana familiar e aconchegante”

  1. Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro « Rio de Janeiro a Dezembro Says:

    […] Da Brambini […]

  2. Dri Says:

    E, nao custa lembrar, não cobra rolha mediante apresentação de carteirinha válida da ABS…

    Vinho trazido de casa + couvert delicioso = Noite agradável e baratinha!!!

  3. natalia Says:

    a carta de vinhos tem bons preços ou é melhor eu providenciar uma carteirinha da ABS?

  4. Márcia Marinho Says:

    Oi Bruno,

    Sou eu, a da dica de Óbidos ! :=)
    Da próxima vez que for ao Da Brambini experimente o risoto de camarão que eles servem dentro do abacaxi.
    Delííííííííícia !!!!!!!
    Um abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: