Alameda, em Botafogo: casa de escargots é uma delícia, ainda mais com umas garrafinhas de Borgonha

O balcãodo bar, agora no fundo do salão, um pouco mais almplo: coleção de estrelas do Guia Quatro Rodas dos tempos da serra. Na entrada da casa estáa da edição 2011, provando que tudo continua como antes em termos culinários. E eu concordo.

Ontem tive um dia totalmente bourguignon. Quer dizer, totalmente, não. Houve aspectos milaneses, e alguns outros também francos, como uns vinhos do Languedoc de estilo autêntico. Mas o tema do dia foi a Borgonha. Depois de um lindo almoço no Gero, acompanhado de um exuberante Gevrey-Chambertin Domaine Faiveley “Les Marchais” 2004, um jantar no restaurante Alameda, especializado em escargots, trouxe novos elementos saborosos da região que produz os vinhos mais elegantes do mundo, sem equiparação.

Conhecia a casa de outras viagens. O restaurante, sempre carimbado com uma estrelinha do Guia Quatro Rodas, sempre foi um excelente lugar para se alegrar comendo este caramujo. Funcionava numa casa serrana, com agradável jardim – e uma mesinha debaixo de uma árvore frondosa que era um dos melhores ambientes para uma refeição em Petrópolis. Ficava em alguma ruazinha entre Araras e o Vale das Videiras, coroação chique de um passeio por aquela zona rural muito gostosa. Mas, de repente, o restaurante fechou.

Fiquei triste.

Mas eis, que, de repente, depois do fechamento do Carême da queridíssima Flávia Quaresma, que tanto me abateu também, veio a notícia inesperada: o Alameda ia ocupar a casinha de Botafogo que foi por uns bons anos foi um dos endereços mais preciosos par um jantar com espírito francês. É como uma reencarnação em dois sentidos. Um encontro. Os escargots da serra assumiram o seu lugar.

Estava há um bom tempo para visitar a casa. E o jantar de ontem, com pratos de escargots e vinhos de Albert Bichot, foi a melhor oportunidade para fazer isso.

No salão, agora mais amplo, encontrei muitos amigos, alguns previsíveis, outros não, como a queridona Joana Dale. E ficamos falando de viagens e vinhos, bebericando umas tacinhas de um vinho que tem um nome ótimo: C’est La Vie. Mas vinhos são assunto lá para a Enoteca, e depois tratamos deles por lá. O que importa aqui é a comida.

Escargots à bourguignon: nem preciso falar nada...

Começamos a brincadeira com os escargots à bourguignon, como não poderia ser diferente. Estava preciso e delicioso em todos os sentidos. Veio muito quente com molho de manteiga, alho e ervas, muito próprio para encharcar as rodelinhas de pão que o acompanhavam. Aí, meteram na minha taça um Chablis, que fez tudo ficar ainda muito melhor, aquele encontro perfeito. Seguimos em frente. Mas é preciso frisar: este foi o ponto alto da noite (junto ao vinho de encerramento).

Depois vieram interessantes raviólis de escargots ao parmesão e brunoise de legumes, este servido com o Pays D’oc Rouge 2008. Emendamos no tornedor ao molho de escargots com arroz de açafrão, que buscou com felicidade acidez no Pinot Noir Vielle Vignes. Neste momento serviram um Nuits Saint George, e tudo ficou ainda mais claro.

Depois do Nuits Saint George, uma boa noite.

Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro: clique aqui.

Anúncios

4 Respostas to “Alameda, em Botafogo: casa de escargots é uma delícia, ainda mais com umas garrafinhas de Borgonha”

  1. Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro « Rio de Janeiro a Dezembro Says:

    […] Alameda […]

  2. Maria Lúcia Fuckner Says:

    Lamentável saber que este restaurante oferece em seu serviço escargot. Propaganda enganosa. NÃO EXISTE ESCARGOT em sua culinária. Aliás, nem sabem o que é escargot. Há três anos passou a ser um restaurante peruano. O Google não é mais confiável.

  3. Maria Lúcia Fuckner Says:

    O que adianta fazer qualquer comentário, se o mesmo nem sequer é divulgado? Detesto propaganda enganosa. Vou colar e repassar no meu face.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: