La Fiducia: em nova fase restaurante promove um festival de lagostas

O salão elegante do restaurante da Rua Duvuvier, em Copacabana, quase colado ao mitológico Beco das Garrafas, berço da bossa nova

O restaurante La Fiducia, em Copacabana, comandado pelo Valmir Pereira, está completando um ano.

Em versão café, menor e mais informal, do outro lado da rua

Já deu até filhote: logo em frente, do outro lado da mesma Rua Duvivier, eles abriram o La Fiducia Café, menor e mais informal, com cardápio mais leve e descontraído. Ainda não fui, mas simpatizei com o lugar.
Para os amantes dos crustáceos, como eu, a próxima semana está tentadora ali: acontece, nos dias 18 e 19, um festival de lagosta, que tá com preço interessante: por R$ 95 o cardápio tem couvert, depois uma sopa com o crustáceo, seguido de uma “grigliata” delas, servida com risoto de limão, e, como encerramento, torta charlotte de chocolate e amêndoas.

A entrada da casa: dá até para o Valmir na foto, sempre de terno: uma figuraça

Neste período de 12 meses visitei a casa diversas vezes (umas oito), em circustânciasas as mais diversas. No almoço, no jantar, sozinho, acompanhado, com a confraria, convidado, pagando. Até o meu aniversário comemorei lá.
Nas primeiras visitas, e isso se estendeu até o começo do ano, sentia que o Valmir não estava lá muito feliz, não. Porque por alguma razão, não encaixou a dobradinha com a chef Flavia Pascalicchio, ela na cozinha, ele no salão. Sentia o Valmir meio desconfortável ali. A menina é craque em massas e risotos, mas ela impunha certa modernidade às receitas, e o Valmir, assim como a proposta da casa em si, é clássico.
Com Flavia no comando da cozinha a comida estava gostosa, mas não chegava a me entusiasmar muito. Estava tudo sempre bom, mas sem emoção, entende? Comida é emoção.
Até que, há cerca de dois meses, voltei para jantar na casa.

Costelinha de javali no molho de seu cozimento servido com polenta

Foi quando fiquei sabendo que a chef tinha saído do restaurante. Senti o Valmir mais empolgado, sugerindo algumas de suas especialidades: carnes assadas longamente, como o pato, servido com crepe de maçãs (prato que ele sempre fala, lebrando os tempos do Le Bec Fin), o vitelo, acompanhado de um interessante purê de batatas com salsa e, clássicos dos clássicos da cozinha do norte da Itália, o ossobuco de vitelo com risoto milanês (de açafrão).

Grana padano com mel trufado: bem legal

O cardápio mudou desde então, mas manteve algumas combinações de sucesso, como o prato de queijos com mel trufado, ótimo meio de se começar a refeição junto dos pães e pastas do couvert.

Ravióli de galinha d'angola no molho de seu cozimento

Entre as entradas, curto o carpaccio de polvo, a salada de peito de pato com cebola roxa caramelada e a polenta fresca com gorgonzola e tomate fresco. A seleção de massas tem coisas interessantes como o ravióli de vitelo com molho de manteiga e sálvia, o ravióli de galinha d’angola, e o papardele ao ragu de pato. Certa vez provei um gostoso ravióli de galinha d’angola. Os risotos agora estão alcançando boa consistência, o que nem sempre vinha acontecendo (o de cogumelos porcini e o de aspargos com presunto cru está provados e aprovados).

Um belo ossobuco de vitelo com risoto de açafrão: prato bem executado

Na última visita tive imenso prazer em traçar esse ossobuco aí de cima, com risoto de açafrão. Acho que pela foto já dá para ver como estava gostosa a carne, macia e muito saborosa, lambuzada pelo espesso molho de seu cozimento.

Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro: clique aqui.

Anúncios

3 Respostas to “La Fiducia: em nova fase restaurante promove um festival de lagostas”

  1. Felipe Gilaberte Says:

    Querido Bruno,
    Fico muito feliz que vc esteja gostando, pois estamos realizando um projeto sustentável que veio pra ficar. Toda mudança é positiva quando ela busca a excelência dos resultados, satisfação profissional, recursos humanos e clientes.
    A qualidade dos pratos somada ao serviço de primeira com excelentes profissionais contratados devem ser a tônica deste projeto, transferindo toda esta emoção para os nossos clientes. Afinal, eles são a razão da existência do Grupo La Fiducia.
    Forte abraço,
    Felipe.

  2. Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro « Rio de Janeiro a Dezembro Says:

    […] La Fiducia […]

  3. Redil Rolim Says:

    Estive almoçando no La Fiducia, com boa companhia, bom vinho, um momento divino, fechado com chave de ouro pelo ossobuco de vitelo com risoto de açafrão, maravilha! Aconselho o programa.
    Redil Rolim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: