Festival de trufas brancas e outras novidades no menu do Fasano al Mare

Feliz da vida: Luca Gozzani apresenta as suas trufas

Já está aberta a temporada de trufas nos restaurantes do Grupo Fasano. A preciosa iguaria chegou a São Paulo na sexta e aqui no Rio no sábado. Luca Gozzani, do Fasano al Mare, está rindo à toa. Não só por causa dos tubérculos, mas porque ele está vibrando com a liberdade de criação que vem ganhando na casa.
 

O bar fica ainda mais belo à noite, todo iluminado

O chef, único do grupo a assinar um menu, está finalizando uma bateria de novos pratos para entrarem no cardápio nas próximas semanas. Cerca de 90% das receitas vão mudar, restando só alguns clássicos, como o ravióli de vitelo com seu molho e fonduta de queijo e o nhoque de azeitona com ervilhas e minilulas.
 
A liberdade que Luca ganhou de Rogério Fasano na cozinha está também na apresentação dos pratos, que agora podem ser servidos em louças diferentes, coisa que o clã tradicionalista nunca permitiu.
 
Ontem fiz um pequeno passeio pelas novidades (entre elas a chegada do querido Eduardo Ferreira para assumir o posto de sommelier deixado por Dionísio Chaves).

Carpaccio de peixe-espada sobre juliana crocante de abobrinhas e tartar de tomates no azeite de ervas: leve e delicioso

 
Depois do pãozinho de cebola caramelada e de uns grissinis foi apresentado este carpaccio de peixe-espada marinado no raíz forte servido sobre uma espécie de juliana de abobrinha e tomatinhos no azeite de ervas. Uma delícia. O peixe, muito fresco, tem uma carne rosada, delicada, não tão gordurosa como um atum nem tão magra quanto a de peixes brancos. A abobrinha dava crocância à coisa e os tomates, maduros, docinhos, davam acidez, molhando a receita.
 

Cavatelli de tomate com brócolis e pecorino curtido: simples e delicado

Então chegou este cavatelli de tomate com brócolis e um pecorino curtido por longo período. Simples, delicioso. Ainda mais na companhia de uma tacinha, na verdade, pouco mais que um dedinho só, de Vega Sicilia Único 1994, um esplendor. 

Tartine de funghi com creme de feijão branco e lascas de trufas brancas: a glória é esta

 
A etapa seguinte foi a glória: uma tartine de funghi sobre purê de feijão branco e muitas lascas de trufas brancas de Alba. O que dizer de algo assim? Começar a semana com Vega Sicilia Único e trufas de Alba não tem preço…
 
– As trufas esse ano estão melhores e mais baratas que em 2009. Tá vendo essas partezinhas avermelhadas. Essas são as melhores trufas – explica o Luca (essa eu não sabia mesmo: dá para ver na foto a coloração).
 
Além dos muitos pratos que vão logo logo entrar no menu, Luca Gozzani vai criar alguns menus degustação temáticos.
 
– Para o verão vou criar menus com peixes pescados no dia. Fiz uma parceria com um pescador que mergulha aqui em frente ao hotel, numa laje repleta de peixes. Ele sai do mar e vem direto aqui para a cozinha. A ideia é montar cardápios com seis ou sete pratos – conta Luca.
 
Entre outros pratos criados para o novo cardápio estão o ravióli de king crab, o tartar de peixe com aspargos e o filé mignon cozido no vapor e selado com maçarico, que fiquei doido pra provar.

Para encerrar, duas novas sobremesas, que me fizeram lembrar do recente jantar no Oro:

Tudo morango, uma seleção de receitas com a fruta

Tudo morango, como a fruta cozida no vinho branco, em forma de mousse, chantilly, merengue e tuille… e

Tudo avelã: pão-de-ló em Frangélico, terrine em crosta de pistache, quenelle de nutella...

 
… tudo avelã, na verdade chamada de sinfonia de nocciola, uma seleção com pão-de-ló de avelão com Frangelico, terrine em crosta de pistache, quenelle de gianduia e creme de mascarpone crocante.
Belezura.

Luca é amigo do Felipe Bronze e foi um dos primeiros a provar o novo cardápio da casa:

– Mas eu criei essas sobremesas antes, hein – disse Luca, brincando.

O café, por favor: pratinho ao lado é uma perdição

Depois disso tudo, nunca dispenso o café. Não só porque ali ele é bem passado, mas também pelo pratinho de docinhos que lhe acompanha: a tuille de amêndoas e a massinha de chocolate recheada com creme de maracujá são as minhas favoritas. E o macaron de morango também fez bonito…

Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro: clique aqui.

Anúncios

Uma resposta to “Festival de trufas brancas e outras novidades no menu do Fasano al Mare”

  1. Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro « Rio de Janeiro a Dezembro Says:

    […] Fasano al Mare […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: