Almoço executivo, o mezzogiorno: qual é o melhor, Gero ou Fasano?

Gero: elegância

Gero ou Fasano, qual menu executivo vale mais a pena? Esta é uma das perguntas mais recorrentes que recebo de amigos e leitores.
O problema é que a resposta não é tão simples como parece. Às vezes, gaiato, digo assim: vai nos dois e escolhe.
Tem períodos que ando preferindo o Gero (acho que no inverno). Noutros, me identifico mais com o Fasano (acho que no verão).
Até uma semana atrás, por exemplo, estava numa fase mais Gero, onde fiz umas quatro refeições primorosas nos dois últimos meses. Mas, depois de jantar no Fasano al Mare alguns pratos do novo menu, na semana passada, e um inacreditável leitão com feijão branco, na noite de quinta, em encontro de trabalho com hoteleiros da Suíça, eu voltei a pender de leve para o Fasano: o chef Luca Gozzani está em ótima forma, alternando o preparo de receitas com base clássica, como o tal leitão, o risoto de camarão com limão siciliano e o ravoióli de lagosta, mas também criando combinações um pouco mais ousadas, tanto em forma quanto em conteúdo, como o mix de sobremesas de morango.
A verdade é que não gosto de apontar assim, um melhor. Para mim, são equivalentes, parecidos, mas diferentes. E o que vai determinar a escolha não é a qualidade da comida, nem do serviço ou do ambiente, mas sim o estado de espírito do comensal, da estação do ano, quem sabe, da meteorologia do dia, da companhia…
Em resumo, eu diria que o Gero é inverno, o Fasano al Mare é verão. O Gero é para tardes chuvosas e o Fasano, para as ensolaradas. O Gero é para ir certeiro no receituário clássico italiano, enquanto o Fasano busca uma pegada mais contemporânea. Gero é fidelidade e Fasano, ousadia. Gero é terno, Fasano é bermuda. Gero é pai, Fasano é filho. Gero é tijolinho, Fasano é Carrara, é Murano.
O Gero é terra, embora faça grandes pratos com ingredientes marinhos. O Fasano é mar, ainda que o melhor prato da casa seja o leitãozinho assado lentamente em baixa temperatura, servido com feijões brancos preparados num tempero de enternecer.
Gero é cordeiro, é galinha d’angola, é costeleta de vitelo, Fasano é lagosta, é lula, é tentáculo de polvo. Gero é Barolo, Fasano é Franciacorta. Gero é Milão, Fasano é Veneza. Gero é avelã e o Fasano, morango.
O Gero é masculino, é couro, o Fasano é mulher, é seda. O Gero é lindo, e o Fasano também.
Gero é para comemorar o nascimento do filho, e o Fasano, começo do noivado. Gero é amor, Fasano é paixão. Gero é abraço, Fasano é beijo. Gero é terra, é fogo, Fasano é água, é ar.
O Gero é sério, o Fasano, nem tanto. O Gero é para fechar negócios. O Fasano é para ir com os amigos. Embora essa ordem, que fique claro, possa ser deliciosamente invertida.
Acho que é mais ou menos por aí.
Amanhã, aproveitando o tempo de vôo entre Fortaleza e o Rio, eu completo essa história, dissecando os dois menus mezzogiorno dos restaurantes cariocas do grupo Fasano (já escrevi, para ler basta clicar aqui). Não tenho dúvida que é entre o meio-dia e o fim da tarde, de segunda a sexta, o melhor horário para se visitar as casas de Ipanema, garantia inabalável de uma refeição primorosa. Pelos cerca de R$ 80  cobrados pelos dois cardápios, com entrada, prato principal e sobremesa, eu te confesso que acho até barato. O problema são os vinhos, porque uma refeição dessas não pode prescindir delas. E não há vinho barato, como se sabe, no Fasano nem no Gero. Quem sabe se esta não é a oportunidade de levar uma bela garrafa de casa? Dá até para pedir uma isenção de taxa de rolha…
O que importa é que, no almoço dos dias úteis, não há nada melhor no Rio de Janeiro em termos de custo-benefício.

Varanda do Fasano, de frente para a praia: um pouco mais despojado

Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro: clique aqui.

Anúncios

Uma resposta to “Almoço executivo, o mezzogiorno: qual é o melhor, Gero ou Fasano?”

  1. Rio de Janeiro Says:

    Restaurantes caros, mas que valem à pena conhecer pelo menos uma vez na vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: