Restaurante da Alzira, no Cais da Ribeira, ótima pedida no Porto

Com paredes de pedra e um serviço simpático, a casa serve ótima comida

Ontem, eu, a Deise Novakoski, o João de Souza e o Alexandre Lalas, no intuito de, finalmente, podermos comer bem nesta viagem de gastronomia sofrível (a culpa não é de Portugal, mas da organização) nos desgarramos do grupo.

Primeiro visitamos o bonito, mas muito mal cuidado, mercado do Bolhão, com linda estrutura de ferro e um time de barraqueiros que pode ser divertidíssimo ou muito mal educado.

De lá visitamos uma bela confeitaria, com serviço muito ruim. E decidimos ir até o Cais da Ribeira para almoçar. Pedimos informações sobre como chegar até lá caminhando a um trio de homens que estava a atravessar a rua. Depois, pedimos uma dica de restaurante por lá. Eles nos indicaram, mostrando conhecimento de causa, o Restaurante da Alzira.

– Ei, já ouvi falar bem deste lugar, vamos lá? – eu disse.

E lá fomos nós descendo as ladeiras da cidade do Porto. Chegamos ao cais e achamos o restaurante, de frente para o Rio. É um lugar muito agradável, com paredes antigas de pedra e um serviço mui simpático.

Fizemos uma bela refeição. Quando subi para ver o andar de cima da casa, estava sobre a mesa uma travessa com belo pedaço de lombo de porco rodeado por batatinhas ao forno. Que perfume. Ali percebi que iríamos ter um belo almoço. E assim foi. Perguntei pelo prato, e o garçom informou que era o almoço deles, os funcionários. Nunca tive tanta vontade de ser garçom…

Pois o nosso almoço não ficou para trás. Começamos com as melhores sardinhas fritas que já provei, na companhia de um lindo bruto. Depois pedimos um branco, que escoltou o sublime e cremoso arroz de tamboril, que também levava uns camarões, com tempero forte, untuoso, uma delícia. Encerramos o percurso salgado com um cabrito com batatinhas ao forno, na escolta de um tinto (mas o prato também foi bem com o branco que ainda restava no copo). Fechamos o almoço com um lindo rocambole de laranja (e também provei uma torta de chocolate e um toucinho do céu). Tudo, é claro, na companhia de uma garrafa de Porto, o que é sempre bom, mas ainda consegue ser muito melhor quando apreciado ali, de frente para a Vila Nova de Gaia, onde estão os armazéns que guardam esta preciosa bebida. À nossa frente estava o armazém da Noval, que dispensa apresentações.

Depois de umas boas três horas à mesa, voltamos muito felizes para o hotel, para inveja dos colegas que almoçaram muito mal, uma vez mais. Assim, até pude dispensar o inacreditável jantar que, apesar dos bons vinhos, foi servido de pé (que horror).

Hoje espero novamente poder fugir do grupo…

Anúncios

6 Respostas to “Restaurante da Alzira, no Cais da Ribeira, ótima pedida no Porto”

  1. Dri Says:

    NHAM! Tamboril é uma delícia…

  2. vinicius martins Says:

    realmente portugal é um grande imperdível. so fiquei meio assustado quando disse que tem comido mal. ja fui à terrinha duas vezes e sempre comi bem. deve ter dado azar…. boa viagem.

    • brunoagostini Says:

      Estou em uma conferência. Comida em Portugal é sempre boa, mas em eventos grandes, para grupos, cai a qualidade. Aí, eu fujo. Bufê e comer de pé não é comigo.

  3. ..slow food.. « ::fora do aquário:: Says:

    […] partir dessa “conversa” que tive com bruno agostini, começei a me lembrar das minhas refeições em portugal. não lembro […]

  4. Rui Santos Says:

    Bruno foi com enorme orgulho que li este seu artigo elogiando a comida e a bebida que vos servimos.
    Pela sua apreciação sabemos que estamos no bom caminho, servindo comida tradicional confeccionada de um modo caseiro.
    Certamente que lá no Céu a D. Alzira de Jesus estará feliz de ver a sua obra perpetuada.

    Quanto ao lombo de porco assado no forno fica desde já a promessa que da próxima vez que vier ao Porto ele cá estará à sua espera acompanhado de um bom vinho (por exemplo um mono casta de Touriga Nacional), só tem de telefonar para o podermos preparar a tempo.

    Até qualquer dia

    • waldimir xavier Says:

      Qual é o endereço do restaurante e o telefone de vcs,tenho uma filha é do Brasil que mora em porto com o marido são dentista abriram uma clinica ai em Porto vou indicar para eles, frequentar o restaurante,tenho certeza que eles serão bem recebido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: