Verão carioca: amor e ódio

Abricó de macaco: coisas cariosas

Eu adoro o verão do Rio. Mas, ao menos tempo, tenho pavor do que acontece no período. A cidade fica lotada, com visitantes normais e benvindos, mas também outros muito estranhos, como relatou brilhantemente hoje o João Ximenes Braga em sua coluna no caderno Ela, do jornal O Globo. Adoro São Paulo, adoro os paulistas. Mas como são estranhos os turistas paulistas… pelo menos esses que gostam de visitar o Rio de Janeiro. E Búzios. E Paraty. E Ilha Grande. E Mauá. Cruzes.

Fica difícil até comer um pastel de camarão com um chope. Fui ao Jobi na noite de quinta. E cadê o meu banquinho do lado de fora¿ O lugar estava insuportável, tive que me mandar para o Clipper, esse menos famoso entre os forasteiros e, por isso, mais vazio e sossegado.

Escrevo de dentro do ônibus que me traz a Búzios. Meia hora do portal da cidade até o trevo de Geribá. Culpa do verão, das férias. De qualquer modo, com ou sem atraso na chegada, Búzios é sempre bom. Viajar para encontrar a filha e os amigos é sempre bom. Mergulhar na Azeda é sempre bom. Comer no Satyricon é sempre boa. Isso faz da vida bela.

Mas o verão tem também a sua bossa. Janeiro, em especial, ainda mais para um capricorniano. É o ano que se anuncia, É o carnaval que vai chegando. É a vontade irresistível de cair no samba. É a floração do abricó de macaco, e seu perfume que lembra jasmim.

Trânsito para chegar em Búzios é ruim, Mas pelo menos o tempo abriu. Faz um lindo dia de sol. Podia ser pior. Caminho livre, mas tempo ruim. Sou mais o sol. E olha só que incrível esse flamboyant todo florido, o mais lindo tom alaranjado, Olha essa moça que vai a caminho do mar, com a formosura de uma garota de Ipanema. Olha o céu azul, os as aroeiras, os  cactos, as pitangueiras, os coqueiros, as gaivotas, as poucas nuvens…

Olha só o ponto final do ônibus. Chegamos.

E mais abricó de macaco: que beleza!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: