O rico filé a lo pobre

Carne na brasa, ovo, batata frita e cebola: fórmula infalível

A receita é simples, como muitas das mais tradicionais. Pegue-se um belo filé e, de preferência na brasa, jogue-o sobre a grelha, só o tempo suficiente para deixar o enterior sangrento, macio e com muitos sucos, se esparramando no prato. Por cima vai um ovo frito (ou dois, quem sabe?), de preferência com a gema mole. Ao redor disponha batatas fritas e cebolas desmaiadas na manteiga, cozidas longamente, até se transformarem quase num purê, com sabor levemente caramelado.

Pronto, está feito o filé a lo pobre, talvez a receita mais característica do Chile, encontrada de Norte a Sul do país. Esse aí da foto foi o meu jantar de ontem, no restaurante do hotel Villa El Descanso, na estrada perto de Curicó.

É uma espécie de primo transandino de um clássico do Rio de Janeiro, o bife a cavalo.

Já tinha provado o prato outras vezes em Santiago, num restaurante da Calle Pio Nono que era muito frequentado por Pablo Neruda, e cujo nome agora não me recordo.

É isso aí.

E peço desculpas aos que deixaram perguntas na caixa de comentários. Vou tentar colocar em dia, mas o tempo livre está muito curto por aqui, trabalhando todos os dias das 7h à meia-noite praticamente.

Anúncios

6 Respostas to “O rico filé a lo pobre”

  1. Cleber Coelho Says:

    Ô Bruno,

    É até pecado chamar isso de trabalho, sabia? Rs.

    Na Praça XV ( Rio antigo ), em frente ao edifício da antiga Bolsa de Valores, existe um restaurante x botequim que, além do bife a cavalo tem boas cervejas e bons vinho. Sempre que vou ao Centro “a trabalho”, não deixo de matar a saudade desse prato delicioso.

    Tenha uma boa viagem!

  2. Guilherme Says:

    Bruno, Boa Noite.

    Pesquisando com amigos e familiares, me falaram que alugar um apartamento no RJ para o feriado da páscoa, sairia mais em conta do que buscar um quarto de hotel.

    O que você sugere?

    Obrigado,

    • brunoagostini Says:

      Guilherme, há muitas empresas de aluguel por temporada, boa parte delas (assim como os próprioos apartamentos0 estão em Copacabana. Penso que pode, sim, ser uma boa opção. Um abraço

  3. juliana amorim Says:

    É meu caro, depois do Filé a lo Pobre vc precisa de uma Chorrillana!!!
    rsrsrsrs

  4. Carolina Says:

    Olá!

    Esse hotel Villa el Descanso em Curicó deveria se chamar Villa el Dessossego! É horrível!!!! Estou hospedada por trabalho aqui há, e não consigo dormir uma noite se quer! E tenho ainda duas semanas aqui! Tem casamento, festa…e nem avisam aos clientes…e nunca tem quarto disponível dentro do hotel para não escutar as festas, que vão até às 5h da manhã! Horrível!!! São muito sem educação e sem noção! Não recomendo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: