Música eletrônica em Jericoacoara? Meus Deus, aonde chegamos…

Pelo menos ainda existe o Forró de Dona Amélia, mas só às quartas-feiras e aos sábados, infelizmente

Cheguei esta madrugada em Jeri, quase três da matina. Larguei as coisas no hotel e corri para a padaria Santo Antônio – afinal, voar de Gol significa chegar ao destino esfomeado (o que se agravou depois de quase quatro horas de estrada).

Pedi um de queijo, por R$ 2, e um de coco, que custa apenas R$ 0,50. Acho que esses caras merecem uma medalha do governo. Tenho quase certeza que esses são os mesmos preços desde janeiro de 2003, quando visitei Jeri pela primeira vez.

Uma das razões do sucesso da casa é a massa leve e o forno a lenha que assa os pães. O de queijo não é no estilo mineiro. Parece mais um sanduíche no pão careca, só que já preparado com o queijo, de coalho, claro, já no recheio, o que deixa a masa na parte de baixo molhadinha, levemente solada (se fosse queijo minas frescal ia empapuçar tudo, tinha que ser um coalho mesmo). Recém-saído do forno, fumegante, é uma beleza. A massa é levinha.  O de coco também é muito bom, com uma cobertura docinha, agradável. E, numa boa, pelos preços cobrados, não poderia ser melhor que isso. Relação custo-benefício imbatível, ainda mais se considerarmos que estamos na alta estação, com a cidade lotada.

O lugar faz um sucesso danado. Fica cheio das 2h da madrugada, quando abre, até umas 5h, 6h ou até 7h, horário de fechamento (geralmente encerra por volta das 5h, mas quando tem movimento estica um pouco mais).

Muita coisa continua do mesmo jeito em Jeri, mas muita coisa mudou. Ontem desci até a rua da praia, depois do lanchinho da madrugada, em busca de um forró. E sabe o que encontrei¿ Música eletrônica. Pelo amor de Deus… Como alguém consegue ouvir música eletrônica em Jeri. O mundo está mesmo perdido, não tem mais jeito. Eram dois lugares tocando essa coisa medonha. Um desses espaços fica ao lado da Pousada Ponta das Pedras. Eu que não quero me hospedar ali. Imagine só, um bate-estaca durante toda a madrugada, do lado do seu quarto. Algo passível de suicídio.

Pelo menos ainda resiste o tradicional Forró da Dona Amélia, que até batizou a rua onde está, que se chama… Rua do Forró. Mas, que pena, esse só acontece às quartas e sábados.

Música eletrônica é uma tragédia, uma das maiores pragas recentes da humanidade. Viva o samba, viva o forró!!!

Recentemente, em Santiago, depois de um jantar sublime no restaurante Osaka, no hotel W, subi para o terraço. Vista maravilhosa da cidade, com direito a lua cheia, muita gente bonita, tudo ótimo… se não fosse por um detalhe, a trilha sonora: puta merda, só bate-estaca. Para mim, foi uma ofensa um lugar tão agradável ter música tão ruim.
O mundo está mesmo perdido…

Aliás, Jeri tem ótimos nomes de rua. Tem a Principal, a da Farmácia, a da Igreja, a dos Coqueiros, a das Dunas, a do Ibama… E também há os becos: da Malhada, do Guaxelo, do Chocolate… Este último, aliás, ganhou este nome por funcionar ali o restaurante Chocolate, um dos mais antigos de Jeri (em 2003 já funcionava e comi ali bons risotos, lembro-me bem. O restaurante funcionava num espaço na Rua do Forró, com agradável varandinha, hoje ocupado por uma casa de tapioca. Voltarei ao Chocolate, com certeza.

Hoje, domingão, fico aqui mesmo pela vila. No máximo, uma caminhada até a Pedra Furada. E, certamente, uma subida até a Duna do Pôr-do-Sol, em sua hora mais cheia e sublime.

Uma resposta to “Música eletrônica em Jericoacoara? Meus Deus, aonde chegamos…”

  1. jorge fortunato Says:

    Olá, chegeui aqui por acaso e estou gostando. Vi este post sobre Jeri e me bateu a maior saudade…e junto tantas lembranças. Era setembro de 1991, eu era muito jovem e Jeri não tinha quase nada. Mesmo assim já havia uma grande pousada Hipopotamus (que os locais chamavam de “popota”). Lembro de muitos comentários na época de que a vila era bem melhor, menos frequentada. Imagina agora tanto tempo depois. Penso em voltar. Abraços e bom passeio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: