Até pouco tempo Jericoacoara era um destino já badalado, com boas pousadas e deliciosos passeios pelos arredores. Hoje a coisa mudou um pouco de figura e recantos como Jijoca de Jericoacoara, onde são deixados os carros, e a Praia do Preá, reduto da tribo do kitesurfe, já são, por assim dizer, destinos independentes – e já ganharam não só algumas boas pousadas, mas também verbetes próprios no Guia Quatro Rodas. Antes as pessoas iam para Jeri e passeavam por Jijoca e Preá, assim como Tatajuba e outros recantos próximos dali. Hoje já existem os que vão para Jijoca ou para a Praia do Preá. (Aliás, o programa do dia é ir para o Preá para um intensivão kite surfe).
Os passeios mais legais de se fazer no momentos são para localidades mais distantes e menos badaladas, como as lagoas Formosa e da Pinguela, óu até Barrinha e Icaraí de Amontada, dois vilarejos de pescadores que começar a surgir no mapa do turismo cearense. A boa agora, anotem, é o município de Acaraú, onde estão esses lugares praticamente todos. Nunca ouviu falar de Acaraú? Espere só…
Outro ponto a se destacar é a qualidade dos restaurantes, que melhorou muito nos últimos cinco anos, com forte presença de casas dedicadas à cozinha italiana. Ontem almocei com os pés enterrados na areia aqui no meu hotel e jantei no Pimenta Verde. Comi muito bem posso dizer.
No mais, o forró de Jeri continua animado, mas há temerosos focos de música eletrônica. Ontem tinha Cartola tocando no café da manhã do meu hotel, o Mosquito Blue (à tarde parei num bar – o do Alexandre, bem na praia – só porque estava tocando Pink Floyd direto. Depois veio Benjor, Ney Matogrosso. E os pães da padaria da madrugada igualmente são os mesmos de certo tempo atrás. Os passeios para Tatajuba, Mangue Seco, Preá e Lagoa Azul continuam fazendo o maior sucesso com os turistas. E o pôr-do-sol ainda comove.
31/01/2011 às 15:27 |
Nunca me hospedei no Mosquito Blue, mas sem dúvida um bom endereço em Jeri.
Bom mesmo foi saber que o bar do Alexandre continua com boa música, uma excelente pedida sem dúvida é ficar do bar, num dia de preguiça de subir a duna, assistindo o pôr do sol de Jeri!