Ai, ai que saudade eu tenho da Bahia (muita felicidade a caminho de Salvador)

 
 

"São Salvador, Bahia de São Salvador/ A terra de Nosso Senhor/ Pedaço de terra que é meu/ São Salvador, Bahia de São Salvador/ A terra do branco mulato/ A terra do preto doutor"

Ai, ai que saudade eu tenho da Bahia…
 
Ali por volta de 1996 dei uma de Vinícius de Morais e me apaixonei pela Bahia. Por pelo menos cinco verões consecutivos pegava o carro com uns amigos e ia subindo o litoral. Primeira parada, Itaúnas, última praia do Espírito Santo, para uns dias de descanso e muito forró. Depois a gente ia seguindo, parando geralmente em Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva. Visitei Itacaré quando ainda um destino selvagem, sem a linda estrada que hoje derrama por lá muitos turistas. Estive em Morro de São Paulo quando ainda era um destino legal, mas já mostrava franca decadência. Ia subindo até Salvador, onde ficava por dias, pegando em alguns anos o carnaval.
Só queria saber de ir para a Bahia. Teve viagem que chegou a durar mais de dois meses. Outras, só uma semana, uns dez dias. Foram verões incríveis. Cheguei ao cúmulo de ir até Salvador, voltar ao Rio para umas duas semanas de aula na faculdade para então voltar novamente para a Boa Terra. Axé!
Mas aí foi ficando cada vez mais difícil tirar férias longas. Dois meses, nem pensar. 
E comecei a ir menos para a Bahia. Quase sempre em viagens curtas e a trabalho. A última vez que passei uns dias livres em Salvador foi no réveillon de 2003 para 2004. Depois disso estive pelo menos umas 15 vezes no aeroporto de Salvador, mas nunca para visitar a cidade de novo. Ou estava fazendo conexão a caminho de outros destinos no estado (como Trancoso) ou indo em direção ao litoral norte baiano, como Costa do Sauípe e Praia do Forte. Salvador? Nunca mais.
   
Por isso tô tão animado hoje. Embarco à noite para Salvador. Volto na segunda. Viagem curtinha. Muito ócio e alguns bons restaurantes estão no programa, como Paraíso Tropical, Conventual, Amado e Soho.
Ai, ai que saudade eu tenho da Bahia…
2 Respostas to “Ai, ai que saudade eu tenho da Bahia (muita felicidade a caminho de Salvador)”

  1. Julio Calmon Says:

    Curta bastante, camarada. Mas que fique claro: Itaúnas é no Espírito Santo, minha terra. É quase Bahia, mas não é. Abraços!

  2. brunoagostini Says:

    Claro, Salomão! Itaúnas é bom demais. Vou até acrescentar no texto, para ficar claro. Abração

Deixe um comentário

