Um Restô simpático em Ipanema

Bruschetta de ovo pochê com purê de ervilhas e anchova feita na casa: sensação de déjà vu, e uma delícia

Adoro ovos. De galinha, de codorna, de pata. E sou um tanto frustrado por ainda nunca ter comida de avestruz (alguém aí sabe onde tem?).
Um simples ovo frito já me comove, melhor ainda se estiver com gema mole e flor de sal. Se tiver uma manteiguinha de trufas, então, benza-me, Deus…
E ovo quente, também com um pouquinho de flor de sal e manteiga aromatizada?
 
Não, não estou maluco. Não estou republicando o texto do post abaixo. É que foi uma coincidência. Um dia após me deleitar com o ovo com purê de cará com trufas do Cantaloup, em São Paulo, eu tive outra bela experiência saboreando um ovo de galinha. Desta vez foi no Restô, em Ipanema, aproveitando a rara oportunidade de almoçar no meu próprio bairro (cheguei de São Paulo na hora do almoço e estava liberado para trabalhar de casa, editando fotos de algumas viagens recentes). Apeoveitei e dei uma escapadela até o Restô, na rua Joana Angélica, aonde estava há tempos para ir atraído pela simpatia do lugar, um pequeno restaurante com decoração bem bolada, que era perceptível lá de fora (às vezes passo por ali a caminho do trabalho).
O lugar é comandado pelo chef Tande Bittencourt, que tem entre os sócios o ator Danton Mello.
Começamos provando um drinque fresco e gostoso, feito com vodka peach, licor marasquino, licor de morango, sour mix de limão siciliano e açúcar de gengibre (depois ainda provei uma ótima caipirinha de frutas verdes, harmoniosa combinação de maçã verde, kiwi e uva, resfrescante como pedem esses dias quentes e abafados).
Os comes foram aprovados. Primeiro, cogumelos recheados: do rei (champignons de Paris recheados com seu próprio creme e gratinados com parmesão regado por caldinho de carne), da Rainha (champignon de Paris recheado com purê de aipim e brunoise de pimentões coloridos, geleia de pimenta, camarões e chips de aipim) e do Valete (portobellos com tirinhas de pimentões vermelhos e amarelos marinados no pesto, com cebolas roxas caramelizadas e aiöli de alecrim, decorados com minirúcula).
Depois, uma seleção de bruschetta, sempre sobre uma fina fatia de pão italiana, tostada na frigideira com azeite: de figos frescos cobertos por queijo de cabra e regados com mel de tomilho; de salmão defumado com queijo mascarpone e azeite de cebolinha francesa; de beterraba, burrata e limões preservados (uma adorável conserva da fruta) e, finalmente, a de ovo pochê coberto por filezinho de anchova marinada no azeite de alecrim  sobre o pão coberto de purê de ervilhas, que foi o que inspirou este post.
Encerrei com a fantasia de pescador, que são dois filezinhos de linguado grelhados colocados um sobre o outro, com recheio de creme de curry, além de dois camarões grandes sobre um gostoso chutney de tomat e servido na companhia  de risotto de uvas com estragão e molho de camarão.
Ainda belisquei da amiga o lindo risoto girassol, feito com rodelinhas de palmito pupunha, palitos de maçã verde, queijo brie, camarões VG, com as pétaladas da alcachofra ao redor, lembrando um sol.
Encerrei, não, ainda pedimos uns docinhos: um escondidinho brulée de goiabada cascão com queijo (adorei) e uma tortinha de limão, montada sobre uma massinha de amêndoas, muito boa.

Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro: clique aqui.

 
Anúncios

4 Respostas to “Um Restô simpático em Ipanema”

  1. Dri Says:

    Sempre que passo por ali fico tentada a entrar… Mas ainda não o fiz!

  2. Juliana Amorim Says:

    Bruno obrigada por colocar o Por Todos os Lados no Blogroll! 🙂

  3. Rafael Ribeiro Says:

    O Restô pra mim é melhor restaurante da atualidade, tanto pela comida quanto pelo incrível ambiente que foi criado.

  4. Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro « Rio de Janeiro a Dezembro Says:

    […] Restô  […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: