Parabéns para você… Uma homenagem aos 446 anos do Rio de Janeiro

O Redentor, que hoje ganha nova iluminação em homenagem à data: obrigado, Senhor, por viver no Paraíso

Hoje o Rio de Janeiro completa 446 anos.

Em homenagem à cidade mais linda do mundo resolvi fazer uma listinha de coisas a se fazer que são uma mistura do que o Rio tem de melhor e de mais autêntico: são quatro restaurantes, quatro bares e seis programas.
 
6 programas
– Andar pela praia até o Leblon: caminhar pelo calçadão, seja de manhã, seja de tarde ou seja de noite, é um programa clássico do Rio. Para quem tem disposição recomendo começar a jornada numa bela manhã de domingo, lá no Leme (quem sabe até depois de um café da manhã no Copa?). Aí, é só ir margeando o mar, pelo Orla. Com direito a mergulhos, claro. Paradas para uma água de coco nos quiosques, ou chope nos botecos pelo caminho, que são muitos e bons, são boas pedidas. Depois, sugiro andar de pedalinho pela Lagoa: escolha um fim de tarde e emende o programa com um relax total no quiosque palaphita Kitsch, perto do cais de embarque, ou ainda no Bar Lagoa, a uma curta caminhada dali. 
– Explorar os botecos de Copacabana: É impressionante como este bairro tem tanto boteco de primeira, que estão entre os melhores da cidade. Recomendo todos esses que vou listar, como ênfase: Aboim, Adega Pérola, Caranguejo, Cervantes,  Mônaco, Panamá, Pavão Azul, Real Chopp.
– Subir o Corcovado e o Pão de Açúcar: por mais óbvio que seja, não tem como fugir disso. Inteargir com os dois cartões-postais da cidade é fundamental. Bom é ir de trem e bondinho. Mas dá para subir pelas trilhas ou, ainda, pelo menos para o Pão de Açúcar, de helicóptero (é lindo demais).
– Cair na gandaia na Lapa: Este é outro programa óbvio, mas essencial. Sambar nas casas do bairro mais boêmio do Rio é sempre divertido. Para  algo mais carioca, escolha o Clube dos Democráticos; para um tour mais turístico, ainda assim muito bom, a escolha pode ser o Carioca da Gema ou o Rio Scenarium. A Gamboa também é uma boa pedida, tanto o Samba da Pedra do Sal (às segundas e sextas), como o Trapiche Gamboa (ótimo de quinta a sábado).
– Tirar o sábado para passear pelo Centro da cidade, visitando museus, bares e quem sabe até dando de cara com uma roda de samba, como a que acontece ali pela Rua do Ouvidor, na altura do bar Antigamente. Isso é a cara do Rio.
– Passar ao menos um carnaval na cidade: Tem que ter desfile de escola de samba (pelo menos uma noite) e algum bloco (mas podem ser vários). Basta escolher a agramiação a torcer, e os blocos a pular.
 
4 restaurantes
Le Pré Catelan – É, para mim, o melhor restaurante do Brasil. Simplesmenmte infalível.
Olympe – Quando Claude está ali, é algo absurdamente esplêndido, um programa sensacional.
Roberta Sudbrack – Casa da chef que está cozinhando cada vez melhor, onde se tem verdadeiros orgasmos gastronômicos.
Antiquarius – Clássico, é sempre uma experiência fora de série. comece no balcão e coma muito do couvert.
 
 
4 botecos
Nova Capela: O seu cabrito com coradas é um emblema da sensacional gastronomia carioca de botequeim. Endereço fundamental para antes ou depois das noitadas na Lapa.
Jobi – Clássico das madrugadas dos Leblon, ultimamente anda mais frequentado por turistas que por cariocas. Apesar desa certa descaracterização da sua fauna nativa, ainda é uma ótima referência, com bom chope e boa comida – só não é mais tão barato quanto antes.
Adega Pérola – É um bar de tapas á maneira carioca, com dezenas de petiscos enfeitando o balcão refrigerado. Bom chope, meas comunitárias e gente voltando da praia, de sunga e biquíni, do lado de fora.
Adonis – Vale a pena ir até Benfica para provar os chopes e receitas de bacalhau da casa. Escolha um sábado e vá depois de curtir a festa portuguesa na Cadeg, perto dali.
 

2 Respostas to “Parabéns para você… Uma homenagem aos 446 anos do Rio de Janeiro”

  1. Juliana Amorim Says:

    Hoje eu me dei o direito de ir ver o CASUARINA no CCBB!!! 12h30… rsrs

  2. MercadoCom Says:

    Homenagem da MercadoCom escrita por Ribamar Filho aos 446 anos do Rio de Janeiro: http://mercadocom.blogspot.com/2011/03/ser-carioca.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: