Vai uma sardinha doce de Trancoso aí?

Os "peixinhos" recheados de creme de ovos e amêndoas: parece mas não é

Sou um apaixonado pelos doces conventuais portugueses por muitas razões, a começar pela principal delas, o sabor. São irresistíveis os pastés de Belém, o Dom Rodrigo, os ovos moles de Aveiro, a barriguinha de freira e tantos outros.

Cheguei a visitar Aveiro, atraído principalmente pelo doce que carrega o nome da cidade, uma preciosidade em forma de ovos e açúcar.

Adoro a história da origem desses doces que, como indica o nome, nasceram nos conventos portugueses. As freiras usavam as claras dos ovos para arrumar os seus hábitos – e também havia, em todo o país, imensa utilização de claras na indústria do vinho, no processo de clarificação, que remove partes sólidas da bebida. Sobravam as gemas, e esses doces são amarelos, ou alaranjados, por causa exatamente disso.

Também gosto de variedade de doces e formas, trabalhados com a mesma base: gema e açúcar. Certa vez vi uma entrevista de uma senhorinha portuguesa, doceira de mão cheia, que dizia ter 36 pontos diferentes para essa combinação. Ela disse 36 pontos diferentes, cada um com um nome.

Posto isso, digo que adorei conhecer a sardinha doce de Trancoco, que nada tem do mar, e tampouco tem a ver com a preciosa cidade do litoral baiano. Sardinha doce de Trancoso é um creme de ovos e amêndoas envolvido por uma massa leve e delicada em forma de sardinha, daí o nome. Essa massa é frita rapidamente e, depois de fria, é banhada em chocolate. Coisa de maluco.

Provei o produto na barraca da Casa da Prisca, uma delícia de empresa que produz, ainda, geléias (de figo, abóbora, frutas tropicais), doces (geralmente as mesmas frutas), embutidos, presuntos e outras carnes curadas e defumadas.

Até a água é boa...

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: