Rio de cinema

Depois da imensa tristeza que senti lendo à distância as notícias sobre a tragédia de Realengo, ao menos as ruas de Paris me devolveram algum orgulho de ser carioca.
Por toda a cidade podemos ver os cartazes do filme Rio: no metrô, na carroceria dos ônibus, em diversos letreiros.
Essa é a hora da virada. O Rio, depois de anos de maus tratos, impostos pelo descaso federal com a cidade, volta a brilhar. Porque o Rio é o Rio, o resto são apenas cidades.
O Rio está brilhando como nunca.
Ao mesmo tempo leio sobre o lançamento de outro filme que tem a cidade como Cenário: Velozes e Furiosos 5.
Vejo pessoas reclamando que o filme trata a cidade como violenta. Mas e não é? As coisas melhoraram, mas o Rio ainda é uma cidade violenta, bem menos do que já foi, certamente.
Essa coisa de filmar crime organizado no Rio ainda vai dar muito pano para a manga. Não faltam bons enredos. E o Rio é um cenário naturalmente espetacular. Para onde aponte a câmera, temos uma imagem linda.
Fico imaginando quantas biografias de traficantes poderiam render belas bilheterias: a história de Esacadinha, ou do Meio Quilo. E do Brasileirinho, o menino franzino que aos 13 anos era um dos chefs do tráfico da Rocinha, morto pela polícia no fim dos anos 1980. Ou Fernandinho Beira-Mar, ou Marcinho VP. São tantos bons enredos. Só a Ilha Grande poderia render uma trilogia, contando-se as histórias de seus presos ilustres, como Graciliano Ramos, que escreveu Memórias do Cárcere sobre os tempos em que ficou encarcerado naquele paraíso. Ou, ainda, as fugas espetaculares de Escadinha, de helicóptero, ou do Lúcio Flávio, a nado.
O Rio sempre foi uma cidade cenematográfica. Agora parece que os cineastas, incluindo os estrangeiros e produtores de animações, descobriram isso.

Anúncios

Uma resposta to “Rio de cinema”

  1. Juliana Amorim Says:

    Em Londres os Onibus double deck passavam na minha frente com a propaganda do filme e sempre me arrancavam uma risadinha. parecia que eu estava em casa. Bom sentir isso com relação a nossa cidade querida!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: