Oui Oui: vários motivos para a gente visitar

 

Costelinha de porco com purê de abóbora com queijo de cabra e amêndoas: clássico imexível do cardápio

 

Em primeiro lugar, há a proliferação dos bares de tapas e assemelhados. Em segundo lugar, depois de passar o mês entre Amsterdam, Serra da Estrela, Mendoza e França, notei que não escrevo sobre um bar ou restaurante na cidade do Rio de Janeiro desde o dia 11 de março, então não podia voltar escrevendo sobre um restarante qualquer, tinha que ser um bastante querido. O terceiro ponto, porque há uma novidade: a casa, a partir de agora, abre agora também para almoço. Por fim, escolhi o Oui Oui, em Botafoga, por uma outra razão que si bastaria por si só: é um dos poucos lugares que eu gosto de verdade na cidade que ainda não estava na lista de endereços publicados neste blog, uma ausência quase imperdóvel que corrijo agora.

A frigideirinha de batata com bacon, ainda em cartaz, e um pato desfiado com paio e azeitona, que já não está mais no menu: é possível combnar alguns pratos

Desde a inauguração, há cerca de dois anos, o Oui Oui entrou para a minha lista de preferidos. Já que estamos listando razões, me conquistou por causa da localização, um daqueles charmosos casarões antigos de Botafogo, e da decoração, com mesas e cadeiras diferentes entre si, combinação descombinada, e um clima retrô, com mobilário antigo, aparentmente produzido entre décadas de 1920 e 1970. Acontece que jamais me afeiçoaria a um restaurante do por causa do local e, digamos, visual. Sem boa comida, de que adianta?

Camarões com pupunha gratinados com zabaione: outro clássico que segue firme e forte no cardápio

O cardápio é enxuto, coisa que aprecio. Tem uma base, uma espinha dorsal, que já revela receitas que nunca poderão ser tiradas, com a costelinha de porco com purê de abóbora com queijo de cabra; o vol au vent de rabada com mascarpone;o crostini de cordeiro, tomates assados e pesto de coentro; os camarões com pupunha gratinados com zabaione e o creme brulée de grana padano. Mas, apesar desta estrutura que já cativou uma cientela fiel, está sempre em pemudança, recebendo novos pratos ou incorporando pequenos menus temáticos que fogem do óbvio, como a “rodadinha húngara” e a “rodadinha vegetariana”.

Uma coisa muito interessante ali é misturar algumas receitas. Lembro, por exemplo, que a frigideira de batatas com bacon foi uma ótima companhia para o pato desfiado com paio e azeitona. Ou, ainda, que essa mesma costelinha adorou se entregar à cremosidade do risoto de legumes.

Risoto de legumes com mascarpone e pesto de ervas: bom para escoltar a costelinha de porco, o mignon com marinada de capim-limão e até as linguicinha com molho de maracujá e aneto

 

Gosto do estilo da casa, e olha que geralmente não sou um sujeito que se possa chamar de moderno. Gosto do atendimento infomal, do preço bacana dos vinhos, e do cuidado com o serviço deles. Gosto tanto que hoje quase não cogito o Miam Miam – casa restaurante-irmão do Oui Oui, do mesmo trio de sócios, a chef Roberta Ciasca, aparentemente batendo ponto no Miam, Danni Camilo, que parece sempre mais presente no Oui, e Steph Quinquis – quando quero um lugar para comer e beber descompromissadamente.

Agora tô curioso para experimentar pratos que ainda nao provei, como a panela de canjiquinha com porco desfiado, a salada de brotos, burrata ao limão e croutôns de alho, a mousseline de banana-da-terra com farofa de bacon e o Bacalhau com cebolas, ovos, batata palha e tapenade.

E há as sobremesas, que ali nunca conseguiram me causar o efeito dos pratos salgados. Então deixa pra lá.

Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro: clique aqui.

Anúncios

Uma resposta to “Oui Oui: vários motivos para a gente visitar”

  1. Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro « Rio de Janeiro a Dezembro Says:

    […] Oui Oui […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: