O menu especial de Páscoa do restaurante Oro (e outros endereços para peixes e frutos do mar no Rio de Janeiro)

O salão do segundo andar do Oro, que tem menu especial de Páscoa

Sempre recebo um monte de e-mail divulgando almoços de Páscoa. É mais do mesmo, geralmente: sugestões óbvias que não merecem qualquer menção. São os pratos de sempre, servidos nos restaurantes de sempre, mas anunciados com esse motivo pascualino.
Acabou de bater na minha caixa postal um e-mail daqueles da gerência. Anuncia o menu de Páscoa, para lá de interessante, usando ingredientes clássicos do período, como bacalhau, azeite, azeitonas, cebola, alho e castanhas.
O cardápio, a R$ 195, tem crackers de bacalhau com texturas de azeite e cebola confit, seguido por brandade de bacalhau com leite de castanhas do Brasil, baroa e perfume de cumaru. Depois será servido o bacalhau com pão de milho, purê mestiço de batata com alho negro e molho virgem (não posso imaginar do que se trata). E, para encerrar, suflê de castanha portuguesa com sorvete de queijo da Serra da Canastra.
Gostou?
Eu também.
O menu não tem vida longa: será servido no almoço de domingo, e nas noites de sexta e sábado. E só.
 
O restaurante Il Perugino, em Itaipava, também está com menu interessante preparado com o bacalhau. São quatro receitas: bacalhau grelhado, com risoto nero, cebolas crocantes e molho te tomates com rúcula;  bacalhau à napolitana, cozido ao molho de tomates com azeitonas, alcaparras e alici; e a caldeirada de bacalhau à moda do chef, cozido com batatas, cebolas, mariscos e alecrim; e o bacalhau em lascas com risoto de lentilhas e alho poró com cebolas tostadas (todos a R$ 78,90).
 
E, se o assunto é comida de Páscoa… lá vai.
 
Então… Quer comer um bacalhau perfeito, preparado à maneira tradicional? Recorra aos clássicos: Antiquarius, Adonis e Adegão Português, que não tem erro, ou então cruze a Ponta, para se abrigar na Gruta de Santo Antônio, onde encontrará também um bacalhau divino.
E, para comer os melhores peixes e frutos do mar do Rio, também aposte nos endereços clássicos onde encontramos eles sempre frescos: Satyricon, Margutta, Fasano al Mare e D’Amici. No Giuseppe Grill também encontramos ótimos pescados muito frescos. Vale considerar esta casa de carnes por conta disso. Não cito o Rio Minho, porque estará fechado.
Nessas horas, os japas são sempre cogitados: numa data nobre como essa, também é preciso olhar para os melhores. Azumi, Ten Kai e Sushi Leblon lideram as minhas preferências. Não cito o Shin Miura, porque estará fechado.
E, nesse espírito familiar, é muito bom escolher o almoço nos cardápios de endereços como Alvaro’s e Degrau, clássicos do Leblon, que tem uma boa variedade de pratos com polvo, camarão, lula, polvo, badejo (e cherne, e linguado), bacalhau…
 
Bem, acho que é isso.
 
Uma feliz Páscoa a todos. 
 

Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro: clique aqui.

 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: