Se é que podemos chamar de tradicional algo que só existe há dois anos, a noite do perupatolinha, no Aconchego Carioca, já é um dos eventos clássicos do calendário de festejos natalinos do Rio de Janeiro.
Tudo nasceu no ano passado, quando a Kamile Viola, do jornal O Dia, comentou com a Katia, alma desse boteco, a respeito do turducken, um prato típico da Loisiana, nos Estados Unidos, uma quase surreal composição: pega-se um peru desossado, e coloca-se dentro dele um pato, também sem os ossos, que por fim acomoda uma galinha, igualmente só com a carne e a pele. Se o Salvador Dalí fosse chef de cozinha…
Pescou o nome? Tur, de turkey (peru em inglês), du, de duck (pato) cken, de chicken (galinha).
Convenhamos que perupatolinha é um nome muito melhor, né?
Não sei como fica essa receita preparada pelas mãos das cozinheiras americanas, mas o que a Katia faz é algo de comover.
O peru, carne que acho um tanto sem graça devido ao seu ressacamento, fica mais molhadinho que o habitual, temperado pela gordura saborosa do pato, que prensado pelas duas outras aves, é a carne mais apetitosa.
A farofa, com umas frutas secas, é algo sublime. Mas o melhor de tudo era a batata. Esse tubérculo é uma maravilha, acho que todo mundo gosta. Acontece que eu jamais havia comida uma batata tão boa. Ela roubou a cena. Ainda mais quando quentinha, saindo do forno. Que coisa.
O quesito cerveja foi ótimo. Bebemos umas bem geladas…
… e rótulos bem especiais…
… que só deixaram tudo ainda melhor.
No fim, visitamos a “adega” de cervejas da casa. O Paraíso, segundo a Kamile Viola.
Tudo isso, sob a bênção de Nossa Senhora. Amém.
Encerramos com um pudim de cachaça, preparado com queijo, que estava sublime. Lembrei-me de um grande amigo, o Fábio maia, vulgo Pudim de Cachaça: desculpe ter te comido, meu camarada, mas até que foi bom.
Taí, já anotei. O meu primeiro compromisso de 2012 já está marcado na agenda: na noite do dia 22 de dezembro, eu vou estar no Aconchego Carioca, para a terceira edição do épico patoperupatolinha.
E, no mais: um feliz Natal a todos.
Que os nossos sonhos se realizem, e eles vão se realizar! Por isso, muito cuidado com os nossos próprios desejos!
Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro: clique aqui.
25/12/2011 às 20:49 |
Adorei! Preciso fazer um post sobre isso também. Tava divino…
26/12/2011 às 11:32 |
Ai papaiii …. Só de lembrar, dá uma vontadeee !!!
27/12/2011 às 11:13 |
Isso é que eu chamo de reportagem de fundo…
30/12/2011 às 2:48 |
[…] turminha animada e sortuda que participou do evento (as fotos são do Bruno Agostini, do Globo) Tweet(function() { var po = document.createElement('script'); po.type = […]
01/01/2012 às 14:58 |
[…] Aconchego Carioca (com o Bar da Frente) – e o quase surreal (e delicioso) perupatolinha […]
07/10/2013 às 16:27 |
Olá Bruno,
Gente, que coisa divina isso! Não conhecia!
Isso ainda rola? Deve ser incrível mesmo!
Bjosss