Alvaro’s: a cara do Rio com sabor de mil novecentos e antigamente

O pastel da casa e o chope servido no copo baixo: duas marcas registradas do clássico restaurante do Leblon

Uma das ausências no Guia do Gosto Carioca que eu mais senti foi a do Alvaro’s, no Leblon. Notei que, mesmo gostando desse lugar, que me foi apresentado pelo avô ali no comecinho dos anos 1980, ele não estava, nem no guia, nem aqui neste blog. Que pecado! Em primeiro lugar, porque é a cara do Rio, serve alguns clássicos, como os pastéis fritos na hora, pedido de 11 em cada dez frequentadores. Além disso, a comida tem aquele sabor de mil novecentos e antigamente, aquele receituário tradicional da cidade, com receitas como badejo á belle meunière, camarões VG à milanesa com arroz à la grega, polvo à espanhola, picadinho carioca, bacalhau à braz (prato antológico), escalopinhos ao molho madeira com arroz à piemontese, filé à Oswaldo Aranha, carne-seca-desfiada com purê abóbora, capa de filé e tantos outros. O cardápio, claro, é com revestimento de couro, e os guardanapos, de pano. O polvo, esse bicho delicioso, mas de preparo difícil para chegar á perfeição, é um dos melhores da cidade (para ler o cardápio, clique aqui). Sem contar que é hoje o melhor e mais autêntico dos restaurantes-uisquerías do Leblon, com a morte do Le Coin (temos, ainda, o Le Coin II e o Degrau, mas o Alvaro’s, sem dúvida, é o melhor dos três). Enfim, o Alvaro’s é um clássico. Um clássico que adoro, que é mais que um restaurante, que trás lembranças da infância, da adolescência, do começo da fase adulta, onde já estive umas três vezes com a filha, e com umas três ou quatro namoradas. É um lugar que me acompanha por toda a vida. Meu pai conta que foi ali, nos anos 1950, talvez começo dos anos 1960, que ele bebeu pela primeira vez, um copo de uísque, para se sentir homem, como diz, recordando o dia.

Senti tanto a ausência do Alvaro’s no meu guia, que na noite de lançamento, em dezembro, eu fui jantar lá, depois do evento, com a mãe e o tio. Comi um inusitado filé à zíngara, bem-sucedida combinação de mignon com língua bovina e presunto, tudo afogado naquele molho madeira antológico.

Tornedor ao Alvaro's: filé alto, servido em molho madeira com champignon (o arroz, ao fundo, é puxado nesse caldo espesso, e fica uma delícia)

Outro dia resolvi ir almoçar lá também, e dessa vez experimentei o tornedor ao Alvaro’s, servido afogado em molho madeira, com champgnon e arroz puxado nesse mesmo molho, salpicado com salsinha. Achei uma delícia, carne no ponto certo, com interior rosadinho, molho espesso e saboroso envolvendo o mignon.
Fiquei pensando: jamais saí decepcionado do Alvaro’s.

Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro: clique aqui.

Anúncios

3 Respostas to “Alvaro’s: a cara do Rio com sabor de mil novecentos e antigamente”

  1. Luana Rocha Says:

    Oi, Bruno, mto bom ver vc falar de casas mais tradicionais, normalmente esquecidas pela imprensa em geral… Ainda bem que muitas delas ainda têm seu público cativo e sobrevivem na “tradição” e no boca a boca. Moro ali perto e fico feliz em ver filas no Álvaro’s e no Degrau todo fim de semana.

  2. dri Says:

    Adoro Alvaro´s, Degrau e Le Coin!! Toda cidade precisa de lugares que sirvam boa comida, não necessariamente sendo uma experiencia gastronomica (no sentido empregado por parte da imprensa…)

  3. Fred Says:

    Ainda bem que ainda existem pessoas como você, que sabem valorizar sabores tradicionais, mais nem por isso ruins. Não é de hoje que está na moda dos “gastrochatos” desprezar pratos de uma época em que não se achavam os ingredientes importados, um deles é o medalhão/escalope ao molho madeira com arroz a piamotesa, um prato que, não importa quanto o tempo passe e aumente a disponibilidade de produtos importados, continua delicioso sempre que bem feito. E muitos dos que hoje criticam estes pratos já se lambuzaram com eles.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: