Quadrifoglio Caffe: novo italiano da cidade já está funcionando, no Leblon, com cardápio e ambientes mais informais que a casa original do Jardim Botânico


As boas novidades na gastronomia carioca não param. Depois de Irajá, Vieira SoutoBottega del Vino e Brigite’s, é a vez do Quadrifoglio Caffè.

Abriu as portas na quinta-feira passada, na Rua Dias Ferreira, no Leblon, o Quadrifoglio Caffe, filhote mais informal do clássico restaurante do Jardim Botânico, que está vivendo uma fase fabulosa desde que passou por reformas, ganhando novos sócios, há cerca de três anos. Hoje, para mim, é o melhor italiano da cidade, e olha que temos uma seleção respeitável, com nomes domo Gero e Fasano, Duo, Terzetto, D’Amici, Vieira Souto, La Fiducia, Cirpriani, Margutta, Pomodorino…
O novo Quadrifoglio Caffe já abriu lotando, mesmo sem fazer alarde. Quando soube da novidade, lendo a coluna da Luciana Froes, na sexta passada, decidi que iria jantar lá depois do trabalho.
O lugar está bem bonito, com muito vidro, permitindo a entrada de luz natural, e plantas, com decoração que privilegia a madeira, uma beleza.

E lá fui eu. Cheguei umas 22h30, e mesmo assim a casa estava lotada. Não tem problema, eu me acomodei ao lado do bar, e ali pedi uns raviolli fritti, uma massinha delicada recheada com ricota, presunto e azeitona, e frita, lembrando um bom pastel de massa caseira, que é servido com um molhozinho espesso e equilibrado de tomate.
O cardápio é mais simples que o do Quadrifoglio, apostando em combinações clássicas, receitas consagradas em várias regiões da Itália. Animador.

Para acompanhar, o bom Villa Antinori branco 2009, que me fez companhia por toda a refeição, disposto que estava a ficar nos pescados.

Quando consegui a minha mesinha na gostosa varanda,…

…aceitei o couvert gostoso, simples, com cestinha de pães, um grissini muito amável, um potinho com pepino e cenoura crus e um outro potinho com azeite, daqueles bem picantes, do jeito que eu gosto.

Depois, pedi o antipasto del pescatore, combinação de três pequenas porções: uma saladinha de lulas e camarões (esses últimos, uma delicadeza, cozidos levemente no vapor, quase crus, puro frescor), sashimi de namorado e tartare de salmão. Uma beleza.

Para o prato principal pesquei do cardápio o nhoque com lagostins e tomatinhos-cereja, uma alegria marinha.

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Agora, o menu.

Primeiro, o de café da  manhã, servido diariamente, uma boa sacada, aproveitando o talento do chef Lomanto Oliveira no preparo de pães e doces. Promete ser um sucesso, ainda mais nesse período pós-Garcia & Rodrigues (basta clicar na foto que elas aumentam, facilitando a leitura).

Agora, o cardápio principal. A parte de cima, com entradinhas e sopas, e …

a parte de baixo, com as massas e risotos, os pratos principais e as sobremesas.

Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro: clique aqui.

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14 Respostas to “Quadrifoglio Caffe: novo italiano da cidade já está funcionando, no Leblon, com cardápio e ambientes mais informais que a casa original do Jardim Botânico”

  1. Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro « Rio de Janeiro a Dezembro Says:

    […] Quadrifoglio Caffe […]

  2. Adylson Ennes Says:

    Adorável. Recomendo

  3. Luca Says:

    Ótima ideia de fotografar os cardápios, Bruno. Assim sabemos tudo o que é servido e quanto custa (e não adianta dizer que essa parte é importante, né?)

  4. Casa Carandaí abre as portas no Jardim Botânico: pão pão, queijo queijo (e muito mais) « Rio de Janeiro a Dezembro Says:

    […] Rio de Janeiro a Dezembro Por Bruno Agostini « Quadrifoglio Caffe: novo italiano da cidade já está funcionando, no Leblon, com cardápio e ambien… […]

  5. Casa Carandaí abre as portas no Jardim Botânico: pão pão, queijo queijo (e muito mais) « Rio de Janeiro a Dezembro Says:

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  6. Cariocas da Clara Says:

    Pesquisando notícias do Rio de Janeiro pela internet, encontrei seu blog. Ótimo conteúdo! Além de notícias “quentes” você descreve como foi sua visita.
    Muito bom!!
    Estou querendo visitar o quadrifóglio, agora com seu post fiquei com água na boca.
    Você faz extamente o que eu e minha amiga estamos começando a fazer: um blog sobre nossas experiências nos lugares visitados no Rio de Janeiro. Dá uma olhada lá: http://www.cariocasdaclara.com beijoss

  7. Fernanda Says:

    Atenção: no Quadrifoglio Caffe do shopping Village Mall, Barra da Tijuca/RJ, ontem, a gerente cometeu uma enorme grosseria e afirmou a clientes que desconhece prioridade para gestantes (?!??!). Solução? No mínimo uma nota no Ancelmo Góes, O Globo, certo?

  8. Leonard Says:

    Estou entrando em contato para registrar a minha enorme satisfação no dia de ontem no restaurante do village mall, o que era pra ser uma noite de alegria, mais parecia uma noite de terror. Chegamos no restaurante por volta das 22:00, logo na entrada fomos avisados que um “problema” no sistema de pagamento permitia apenas pagamento em dinheiro ou cheque, impossivel nos dias de hoje um restaurante deste nivel não ter um plano alternativo, não sabiam nem nos informar se havia algum caixa 24 horas para que pudessemos pegar dinheiro e não correr o risco de constrangimento de não ter dinheiro pra pagar a conta, depois de contar os centavos nas carteiras achamos que poderiamos arriscar, mas deixar de pedir o vinho para evitar riscos, quando sentei a mesa observei uma pequena quantidade e lixo no canto (restos de guardanapo, como se alguem tivesse varrido e esquecido no canto) achei meio estranho para um restaurante deste porte, mas achei melhor nem comentar com os meus amigos, ja que eles haviam sugerido o local. Pedimos os pratos, sendo que uma amiga que havia pedido filé mignon com nhoque, ja solicitou ao garçom que a carne fosse muito bem passada, depois de alguns minutos veio apenas o meu prato, sendo que os demais demoraram quase dez minutos pra chegar e o meu prato ja estava quase frio nesta espera, ao chegar ela viu que estava totalmente cru, chamou o garçom e pediu para retornar o prato, lembrando que ela havia pedido super bem passado, novamente ficamos todos esperando o prato retornar, quando o mesmo retornou, novamente vimos que a carne ainda estava muito crua, pedimos para falar com o responsavel pela casa, veio um rapaz dizendo que era apenas um supervisor de cozinha, explicamos que ja haviamos enviado o prato duas vezes e continuava a retornar da mesma maneira, ele levou o prato a cozinha, quando vimos um absurdo acontecer, o chef ligou a panela de óleo usada pra fritar batatas, pegou o bife com as mãos e simplesmente fritou o mesmo em vez de grelhar. Jogou tudo no prato e mandou para a mesa. Ja havia estragado a noite, todos os pratos ja frios com um humor terrivel na mesa, tentamos convencer a nossa amiga a comer o nhoque e deixar a carne frita, pedimos queijo parmesao duas vezes e depois de quase dez minutos chegou o mesmo. Ja sem condições de ter uma noite de prazer, minha amiga explodiu,muito irritada com o ocorrido, devolvemos o prato dela, terminamos de comer o que havia nos sobrado e fomos ao fratelli as 01:00 da manha pra ela comer pelo menos o couver e a sobremesa.
    É lamentavel este seu péssimo atendimento, conversamos com outros amigos e tambem nos relataram o seu total despreparo no atendimento.
    Espero que algo seja feito a respeito do assunto
    Atenciosamente
    Leonard

  9. Paulo Anderson Says:

    se não estava aceitando cartão é porque deu pane no sistema, já era bem tarde, mas no dia seguinte tudo foi normalizado, imprevistos acontece.
    eles sentaram no meio do salão, bem longe de cantos onde ele relata ter visto lixo.
    os pratos não demoram tanto assim, mesmo o restaurante estando cheio. quem é cliente de verdade sabe.
    gostaria de saber como que ela consegue ver além da parede prá falar a forma de como foi preparado o prato dela, afinal ela sentou no meio do salão.
    a casa tem dois maitre, um sócio, e gerente, e o chef plínio, portanto não havia nessecidade de um ajudante de cozinha ir ao salão resolver um problema.
    ela deveria ir numa kombi comer um x tudo, afinal ninguém tem culpa se ela estava de mal com a vida, ou se ela é assim mesmo. coitado do pobre do homem da kombi…

  10. Paulo Machado Pereira Junior Says:

    Deixo uma crítica com relação ao padrão dos pratos que escolhi para mim e para minha mulher no Quadrifoglio Café, no Village Mall. Uma paleta de cordeiro e um pernil de vitelo. Ambos pareciam ter o mesmo sabor, sem tempero, ambos os pratos parecendo carnes cozidas ao mesmo ponto e com molhos por cima. O acompanhamento do cordeiro, batatas calabresas, estavam igualmente sem tempero. O meu vitelo mais parecia uma boa carne simplesmente cozida ao excesso e banhada com molho até agradável. Mas lembrara-me comida de hospital, ou comida congelada por tempos e preparadas de qualquer maneira. O acompanhamento do meu prato mais parecia uma papa sem gosto, feita de farinha de trigo e caldo de alguma coisa. O atendimento foi excelente, tanto por parte dos garçons como pela recepcionista na porta. A sobremesa, tiramissu, estava saboroso.
    Imagino que o Chef Executivo do estabelecimento não deva ter conhecimento de tamanhas discrepâncias nos sabores esperados e sabores apresentados.

  11. Marcia Says:

    Dar a sua própria opinião não é ser idiota. Ser idiota é não entender que todos temos direito à ela

  12. Adriana Q Says:

    Estou chocada com a resposta do tal Paulo Anderson! Quem é esse ignorante?
    Estava combinando hoje em almoçar pela primeira vez no Q Caffe com colegas jornalistas no Village Mall já que não conheço a casa. Está obvio que não iremos mais!

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