Leiteria Mineira: ontem, hoje e amanhã, um clássico carioca

Não sei quantas leiterias havia no Rio de Janeiro no começo do século passado. Desconfio que eram muitas. Sei que na virada do milênio, havia duas. Hoje, só sei de mais uma. Uma pena. Leiterias eram lugares que serviam cafés da manhã e almoços para a turma do Centro, de segunda a sexta, abrindo ali pelas 7h e fechando por volta das 18h, acompanhando o horário comercial da cidade.


Lembro-me perfeitamente do dia em que meu pai me levou para almoçar na Leiteria Mineira, casa que funcionava no edifício Avenida Central, em frente ao trabalho dele, advogado do BNDES. Isso deve ter, pelo menos, 20 anos.
Nesse mesmo almoço ele comentou a respeito de outra leiteria, essa instituição tão carioca que vai se perdendo: era a Leiteria Silvestre, instalada não muito longe, no número 115 da Rua São José. Nas visitas que fazia ao pai nos anos seguintes, estivemos mais algumas vezes juntos almoçando ali. Depois, a Leiteria Mineira se mudou para quase defronte, do outro lado da Avenida Rio Branco, instalando-se onde está hoje, no número 35 da Rua da Ajuda.
Já faz um bom tempo que a Leiteria Silvestre fechou as portas, uns dez anos, sufocada pelo fast food, pelos restaurantes a quilo, pelos nossos recentes maus hábitos alimentares.

Mas a Leiteria Mineira segue firme e forte, lotada no almoço de segunda a sexta, além de servir café da manhã (coalhada com ameixa, mingau de aveia, creme de maizena, arroz doce, coalhada e torradas Petrópolis). À tarde, há quem vá tomar um belo milk shake. Aproveitei uma reunião ali por aquelas bandas, mais precisamente no prédio vizinho, e fui comer rever o cardápio da casa.

Escolhi a “vitela assada com gnocchi”, apesar da advertência do garçom de que não se tratava de bezerro, mas sim de carne de peito de boi assada (por que não chamar de carne assada, então?), já que adoro esse corte, quando bem preparado.
Ele não demorou mais que dois minutos para trazer o meu prato. A carne assada estava mesmo ótima, saborosa, com tempero correto, uma delícia. Era o seu molho espesso que salvava o nhoque do fiasco completo, porque era massudo e grosseirão, faltava sabor. Mas com um pouco do molho, e um punhadinho de queijo ralado, dava para encarar.

Encerrei com um pudim delicioso, com gostinho de casa da avó.
Agora quero ir pela manhã, para provar o creme de maisena (servido com ameixa) que meu pai tanto falou bem quando puxei assunto com ele sobre a Leiteria Mineira. Onde mais comer mingau no Rio?
E na semana que vem aproveito uma consulta médica perto dali e volto para o almoço. Pode ser que peça a dobradinha à moda do Porto, que estava muito bonita, circulando pelo salão com boa frequência. Ou quem sabe, dependendo do meu estado de espírito, escolho a carne moída com um ovo e arroz. Também posso seguir a sugestão que me fizeram, e apostar no estrogonofe. Há boas chances, ainda, de escolher uma língua (com purê, provavelmente), um picadinho à moda indiana (feito com curry, é claro), ums costelinha de porco com feijão preto, arroz e farofa à brasileira, ou, ainda, um bom filé à Oswaldo Aranha. Sei lá, ainda que remotas, há alguma possibilidade de eleger o camarão com chuchu, em homenagem a Carmem Miranda. Sim, eu também “sou do camarão ensopadinho com chuchu!”, assim mesmo, com ênfase no vegetal que dá na serra. Não descarto, ainda, pedir um filé com dois ovos, com uma porção extra de fritas, outra de alho frito e, dependendo da fome, até uma farofinha. Pretendo encerrar com uma goiabada com queijo Minas. Ou que tal uma banana split?
Não sei o que vou pedir. Sei que vou viajar em lembranças antigas.

—————————————————————————

Agora, o cardápio (basta clicar nas fotos para elas aumentarem de tamanho, facilitando a leitura).

Café da manhã.

Almoço, parte 1.

Almoço, parte 2.

Sobremesas etc.

Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro: clique aqui.

8 Respostas to “Leiteria Mineira: ontem, hoje e amanhã, um clássico carioca”

  1. Ivan Londres Says:

    Interessante falar da Leiteira Mineira. Gosto do ambiente, mas tem que ter muito cuidado com a pedida. Esse picadinho ao curry, por exemplo, não presta. O molho curry da carne é grosso, parece um mingau (não tenho dúvida que é engrossado na maizena). Entretanto, o creme de espinafre é ótimo e na sexta-feira a pedida é o empadão de frango com ele. Esse prato eu recomendo, fora isso eu não garanto…

    • brunoagostini Says:

      Obrigado, Ivan. Já desisti de tentar o picadinho ao curry. Mas a dobradinha me apetece muito. E os outros pratios citados no fim do texto. Carne moída com ovo e arroz, isso só pode ser bom, tem que ser um cozinheiro muito ruim para não conseguir fazer um prato gostosinho com esses tr~es elementos combinados. Um abraço

  2. Lica Says:

    Pôxa Bruno, já fui duas vezes lá, me decepcionei em ambas as vezes.
    A comida estava insossa e fria, apesar de ser requentada na hora.
    Foi a maior decepção ( e olha que fui sem espectativas, já que se tratava de restaurante antigo com comida sem firulas).
    Para mim não valeu a pena e não indico para ningém.
    Abs para ti.

  3. brunoagostini Says:

    Nossa, até mudei de ideia, e nem vou comer lá acho… Acho que vou no João de Barro, que faz tempos quero visitar.

  4. Kamille Says:

    Bruno, eu adoro a Leiteria Mineira, de vez em quando almoço por lá com meu padrinho, que trabalha ali perto. Mas tenho uma dica: queijo quente (o melhor que já comi) com toddy gelado no lanche! Quero provar a coalhada búlgara com mel, meu irmão diz que é igual ao iogurte grego, que eu amo.

  5. Luiza Says:

    Olá pessoal, lanchei na Leiteria Mineira no início deste ano e gostei muito. Sanduiches fartos e por um precinho justo. Abç!

  6. DOMINGOS JOSÉ JAHNEL Says:

    SEMPRE UMA BOA ESCOLHA QDO SE ESTÁ NO CENTRO DACIDADE……………

  7. DOMINGOS JOSÉ JAHNEL Says:

    SEMPRE UMA BOA ESCOLHA QDO SE ESTÁ NO CENTRO DA CIDADE……………

Deixe um comentário

