O jamón serrano do Esplanada Grill (e a morcilla, o beef tea…)

Hoje eu escrevi lá na Enoteca um post sobre o Entretapas, o melhor bar de tapas do Rio, disparado (calma, ainda vou escrever aqui, numa pegada menos vínica, digamos).

O cortador de jamón no bar do restaurante de carnes em Ipanema: espetacular

Então, fiquei matutando sobre o Jamón Serrano, essa divindade ibérica. Apesar de o Entretapas ser o melhor bar de tapas da cidade, o melhor lugar para apreciarmos um bom presunto espanhol é mesmo no Esplanada Grill, em Ipanema.

E precisa de legenda???

É difícil, quase impossível, resistir àquele pernil de cor rosada, com veios brancos entremeados, marmorizando a carne com a sua nobre gordura.
Faca apropriada, um bom “cortador de jamón” (coisa muito séria na Espanha, viu?, com direito a campeonato e tudo), uma boa base e, principalmente, uma matéria-prima de excelência (só peças certificadas das melhores marcas) são as causas dessa minha predileção. São três anos de cura. Uma coisa de maluco.
Estive lá na semana passada, com amigos que gostam de uma boa mesa. Depois de umas linguicinhas feitas na casa (sim, feitas na casa), fomos de jamón. Depois de muitos brindes e gargalhadas no bar, seguimos para o  jantar propriamente.

Morcella perfeita: nunca mais vou deixar de pedir quando for lá

Não sem que antes eu pedisse uma morcilla, que adoro e é tão difícil de se encontrar por aqui. A do Esplanada também está entre as melhores.
Falando em raridade, é o único lugar que conheço que ainda serve o beef tea, um caldo de carne bem temperado, que já foi moda por aqui, e hoje anda esquecido. Dizem que é um santo remédio contra ressaca. Nunca testei dessa maneira, só como entrada mesmo, mas posso afirmar que o beef tea do Esplanada Grill é ótimo. E o fato de servi-lo da de lá, ainda, um dos únicos lugares capazes de servir um bull shot, coquetel feito com o beef tea e vodca, além de uns temperinhos. Ainda não provei, mas farei em breve.

Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro (e umas crônicas como essa): clique aqui.

Anúncios

2 Respostas to “O jamón serrano do Esplanada Grill (e a morcilla, o beef tea…)”

  1. raq Says:

    pra mim o esplanada é o melhor restaurante do rio. ia muito qdo pequena até a adolescencia, pois morava naquela quadra. meu pai adorava. hj me pergunto se ele era rico e eu não sabia, pq íamos quase toda semana e éramos 6…

  2. Mario Sergio Benedetti Says:

    Olá Bruno,
    Realmente o Jamón Serrano e o Jamón Pata Negra são produtos especiais e certamente na mão de quem sabe fatiar fica maravilhoso! Aproveito para deixar duas dicas super legais para quem quer apreciar em casa este maravilhoso produto gourmet, a primeira é o empório virtual Pata Negra, recém inaugurado, oferece receitas, utensílios e produtos especiais e a segunda é para quem visitar São Paulo o já tradicional restaurante Paellas Pepe que além do preparo ao vivo e artesanal da Paella conta com um mestre jamonero espanhol (Daniel Gonzales) além de apresentações de dança flamenca toda sexta e sábado no jantar. Seguem os links:
    http://www.emporiopatanegra.com.br
    http://www.paellaspepe.com.br

    Abraços,
    Mário Benedetti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: