Mais carnaval: Bumbumpaticundumprocurundum (o nosso samba minha gente é isso aí é isso aí)

Quando, aos seis anos, o samba me conquistou, pelas mãos do antológico desfile do Império Serrano, em 1982, eu enxerguei apenas a sonoridade, só essa virtude, além da farra, as fantasias, as festas, mas sem atentar muito para isso… O que valia mesmo ali, na mais pura inocência infantil, era o som. Refrão começendo com “bumbum” é prato cheio pra criança, razão de gracejo inevitável. Ainda mais quando o bumbo bate: “Bum-Bum!”.
Além disso, a música era, e ainda é, e pra sempre será, de uma beleza impecável, de uma precisão absoluta, o samba-enredo em essência, conduzindo uma idea, defendendo uma tese: o samba tá mudando. O nosso samba minha gente é isso aí, é isso aí!
Esse equilíbrio melódico das palavras em comunhão com o ritmo marcado forte pela percussão não é samba, simplesmente: é escola de samba, é show, é batucada, um desfile, uma apresentação, que tem que fazer sentido e ser tecnicamente  impecável, que precisa ser  espetacular par a plateia, que paga caro.
Onomatopéia (com acento, que havia).
“Bumbumpaticundumprocurundum
O nosso samba minha gente é isso aí é isso aí
É isso aí
Enfeitei
Eu enfeitei
Meu coração
(Efeitei meu coração)
De conferte e serpentina
Minha mente se fez menina
Num mundo de recordação
Abracei a coroa imperial
Fiz meu carnaval
Extravasando toda a minha emoção
Ó, Praça 11, tu és imortal
Teus braços embalaram o samba
A sua  Apoteose é triunfal”

Por aí, em lindos versos, nós vamos. Sou mangueirense, mas meu coração bate também em verde-e-branco, e esse enredo é a razão disso.
Demorei uns 20 anos mais para ter a dimensão desses versos, e mais uma década para entender o seu real significado.
”Superescolas de samba S.A.
Superalegoria
Escondendo gente bamba
Que covardia”
Quando vejo a Grande Rio desfilar nas Campeãs, e a Mangueira de fora, quando vejo o enredo do Império Serrano sobre a minha diva Dona Ivone Lara, madame do samba, ela ou a escola da Serrinha a origem desse post e do meu lado carnavalesco, ainda que seja mangueirense desde os oito anos, enfim, quando vejo a verde-e-branco perder fazendo um desfile tão lindo daqueles, eu, retornando ao tema do início do parágrafo, fico a ponto de chorar.
Aqueles versos são mais atuais hoje que em 1982.
“E passo a passo
No compasso
O samba cresceu
Na Candelária
Construiu seu apogeu”
Olha o Bola Preta aí, levando um ou dois, não importa, um ou dois milhões de pessoas. Partindo da Candelária, aliás, desde esse ano. O Bola é a resistência do carnaval carioca, nesse momento em que vemos blocos temáticos (acho bom) que não estão nem aí para o samba, o cordão mais tradicional do Rio de Janeiro tem a melhor tinha sonora entre todas as agremiações carnavalescas. Apesar da multidão, o Bola é sempre divertido, e eu adoro.

Beto sem Braço, esses caras autores desse samba clássico do Império, além de bambas, eram profetas. Profetas do samba.
Chora cavaco!
Afinal: “Vem meu amor (Vem meu amor)
Manda a tristeza embora
É carnaval
É folia
Neste dia ninguém chora”

2 Respostas to “Mais carnaval: Bumbumpaticundumprocurundum (o nosso samba minha gente é isso aí é isso aí)”

  1. Ivan Londres Says:

    Difícil superar a beleza do antológico samba da Mangueira de 1986, pérola de Ivo Meirelles:

    MANGUEIRA VÊ NO CÉU DOS ORIXÁS
    O HORIZONTE ROSA
    NO VERDE DO MAR
    A ALVORADA VESTE A FANTASIA
    PRA EXALTAR CAYMMI E A VELHA BAHIA
    Ô Ô Ô
    QUANTO ESPLENDOR
    NAS IGREJAS SOAM HINOS DE LOUVOR
    E PELOS TERREIROS DE MAGIA
    O ECOAR ANUNCIA O NOVO DIA
    NESSA TERRA FASCINANTE
    A CAPOEIRA FOI MORAR

    O MUNDO SE ENCANTA
    COM AS CANTIGAS QUE FAZEM SONHAR

    LUA CHEIA
    LEVA A JANGADA PRO MAR
    OH! SEREIA
    COMO É BELO O SEU CANTAR
    DAS ESTRELAS
    A MAIS LINDA TÁ NO GANTOIS
    MANGUEIRA BERÇO DO SAMBA
    CAYMMI A INSPIRAÇÃO
    QUE MORA NO MEU CORAÇÃO
    BAHIA TERRA SAGRADA
    IEMANJÁ, IANSÃ
    MANGUEIRA SUPERCAMPEÃ

    TEM XINXIM E ACARAJÉ
    TAMBORIM E SAMBA NO PÉ

  2. Roberta Lito Says:

    Realmente este samba é fantástico, tb era criança e lembro da música toda até hoje.

    Abraços

Deixe um comentário

