Ix Bistrô em nova fase: Paulo Nicolay comanda os vinhos, e Gabriel Carvalho assume a cozinha (será que agora vai?)

O Paulo Nicolay é um dos caras que mais entendem de vinho no Brasil. DE vinho, e de comida. E de viagens enogastronômicas. Além de ser um ótimo papo.
Naturalmente, gosto muito de sua companhia, principalmente à mesa, onde discutimos questões profundas como os aromas balsâmicos de um Pinot Nero do Alto Adige, a delícia que é comer foie gras cru ao sal grosso, no Au Petite Sudouest, em Paris, ou mesmo a maneira mais indicada de se comer uma molleja, se assada inteira ou fatiada.
Há cerca de um mês e meio estávamos tentando coincidir as nossas agendas para um jantar no restaurante Ix, para qual ele trabalha hoje, dando consultoria de vinhos e de harmonização de cardápios.
Dei uma baita sorte, porque o nosso atraso em realizar o encontro acabou por me apresentar uma novidade: desde segunda-feira o chef do restaurante no terceiro piso do Shopping da Gávea é Gabriel Carvalho, filho do músico-gourmet Mu Carvalho.
Ainda não havia provado a sua cozinha em restaurantes nos quais ele passou. Lia e ouvia elogios. Acrecento mais um: o rapaz é uma simpatia.
E cozinha mesmo bem.
Jantei lá na segunda-feira mesmo. E ainda no primeiro dia deu para ver que, se ele conseguir se estabilizar ali, o restaurante pode crescer bastante.
Gabriel é um chef promissor. Estava tudo bem gostoso, com algumas boas soluções que muita gente não adota, como tirar um ossinho de cada par de costela de cordeiro, aglutinando mais carne ao redor de menos osso, e assim permitindo que o interior fica rosado no ponto ideal.

Começamos com um bom capuccino de cogumelos.


Depois a coisa ficou séria, com um bom foie gras, apresentado de duas maneiras: um belo escalope poelée e uma terrine. Ambos muitos bons, sabores e texturas elevadas pelos pães feitos na casa, especialmente uma torradinha bem tostada, do jeito que gosto.


Depois, um salmãozinho em crosta, com o inteior ainda cru, para me fazer repetir: do jeito que eu gosto.


Dali, partimos para o ataque aos tintos, saboreando um arroz de pato, igualmente bem resolvido, com uns crocantezinhos feitos com a pele da ave, que faziam toda a diferença.


Prosseguimos com umas costeletas de cordeiro, que acompanharam brilhantemente o Bordeaux. Neste prato o que me chamou a atenção foi a textura crocante do cuscuz que acompanhou as costeletas, lambuzadas em bom molho.
E, falando de vinhos, a consultoria do Nicolay fez bem ao Ix. Uma escolha acertada de rótulos, muitos vendidos em taças de 120, 150 e 180 ml, permite provarmos uns dois ou três a cada refeição.


Gostei (e indico) particularmente de dois: um fresco e elegante Pinot Noir italiano, da região do Alto Adige, o Kris 2010,…

…e um belo Bordeaux, o Château Lachesnaye 2007, um Cru Bourgeois de ótimo preço que apresenta o caráter típica da região, ambos vendidos a R$ 16 (120 ml). Uma beleza.
Eu fico torcendo para que agora a coisa decole. Tem que reclame de restaurantes de shoppings. Sem dúvida, não estão entre os meus lugares preferidos, mas é sempre bom saber que teremos onde comer bem depois do teatro ou do cinema, das compras com a família, ou quando a filha pede para ir brincar no parquinho. Eu apoio a proliferação de bons restaurantes em shoppings. E também na rua, claro. Porque, no fundo, no fundo, o que importa, mais que o lugar, é a comida. Restaurante em lugar agradável com comida mediana não me agrada. Restaurante feioso, em lugar esquisito, e nem estou me referindo a shoppings, mas com comida saborosa, esse, sim, eu topo.

Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro:clique aqui.

Anúncios

2 Respostas to “Ix Bistrô em nova fase: Paulo Nicolay comanda os vinhos, e Gabriel Carvalho assume a cozinha (será que agora vai?)”

  1. Marcelo Says:

    Prezado Bruno,
    Gosto muito do seu blog e da sua coluna no o globo. Almocei no Ix dias das mães e gostei muito, mas ele fica no shopping da Gávea e não no Fashion Mall. A suas dicas são sempre ótimas tanto de vinhos como de restaurantes. Fui no Irajá depois que li a matéria aqui e adorei.
    Estou aguardando novas matérias sobre Buenos Aires, já que li que vc esteve a pouco tempo lá. Quando vão sair ?. Um abraço.
    Marcelo

    • brunoagostini Says:

      Olá, Marcelo.
      Obrigado pelas palavras. E pelo aviso, vou lá corrigir. Sempre confundo, não sei bem por que, os dois shoppings… Buenos Aires vai render algumas matérias, omeçando pelo próximo domingo, e também para o Boa Viagem. Um abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: