Morcilla dulce o salada?

Se existe uma coisa que eu adoro, e que tenho dificuldade de encontrar, ainda que seja algo tão comum em quase toda a parte, menos no Brasil, é uma boa morcela (ou choriço, ou morcilla, em espanhol, e tantas variantes de nomeclaturas para algo muito simples: linguiça de sangue). Sempre que encontro, eu traço. E, quando não acho, vou ao encontro.
Adoro, e tenho dificuldade de encontrar. A primeira coisa que faço quando chego a Buenos Aires, há unas dez anos, é pedir uma morcilla. Faço o mesmo em Montevidéu. E essa é parte da imensa alegria que sinto em viajar para os lados do Rio de La Plata: a morcilla.
Se você é como eu, e também aprecia este embutido escuro temperado no sangue, não pode deixar de ir ao Esplanada Grill. Coisa séria. Coisa fina.
Recentemente eles lançaram duas morcillas: a normal e a doce. Ambas são imperdíveis.
Ontem, aproveitando que viajaria no começo da noite, fui até lá para provar as novidades, feitas na casa. Estão, ambas, a doce e a salgada, devidamente aprovadas.
Ainda dei a sorte de encontrar dois amigos, bebendo um vinhaço como esse Montelig 2005. ô, sorte.
Acabei me lembrando da minha primeira visita ao Uruguai. Em 2003, acho. Meu espanhol era precário, mas já era fã da morcilla. Quando pedi uma, o garçom veio dificultando a parada: “Dulce o salada”.
Salada, por favor.
Quando chegou o embutido negro, sem alface nem rúcula nem tomate, eu estranhei, ainda que nada disso fizesse falta no momento. Só achei estranho: cadê a salada?
Sem saber que salada significava salgada, e também ainda me iniciando no mundo das morcillas, achei que o embutido viria bem com uma saladainha, ou então com um doce.
Quanta ingenuidade…
Fato é que a morcilla, sejam “dulces” ou “saladas” me encantam.
Adorei saber que posso ir provar ali tão pertinho de casa.
Recomendo.

 

Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro:clique aqui.

Deixe um comentário

