O Rio de Janeiro cada vez mais lindo: mas ainda falta tanta coisa…


Ontem o Rio de Janeiro foi eleito Patrimônio Mundial da Unesc o, inaugurando a categoria “paisagem cultural”. Paraty, ao mque parece, segue o mesmo caminho, e deve logo ser tombada, como patrimônio histórico.
Sim, o Rio é lindo, e merece a distinção.
Sim, visitar o Rio pode ser extremamente divertido.
Sim, morar no Rio é delicioso.
Sim, o carioca, quando não é besta e prepotente, é gente boa, sujeito agradável.
Sim, essa combinação única de mar e montanha faz do Rio um lugar mágico: sair da praia para tomar um banho de cachoeira numa cidade grande é algo raro em todo mundo. E, depois disso, emendar em um chope, de chinelo e sem camisa, é a glória.
Sim, a cultura do samba, as feijoadas das escolas, os botecos, a Floresta da Tijuca, tudo isso cria um ambiente delicioso.
Tudo isso é fantástico.
Mas precisamos fazer o nosso dever de casa.
A pacificação dos últimos anos é algo essencial.
Programas sociais também.
Mas, precisamos, melhorar muita coisa. Não para os turistas, que deveríamos receber em quantidades muito maiores, mas para o próprio carioca.
Temos que criar condições de deslocamento pela cidade, porque nosso transporta público é algo deplorável. Precisamos limpar a cidade: sim, o carioca é muito porco. Basta ver a praia no final de tarde de um domingo de sol. Dá vontade de chorar.
Precisamos melhorar a qualidade dos nossos hotéis e restaurantes. Temos que desonerar o setor: o Rio está caro demais.
Precisamos ter uma empresa municial de turismo que seja útil aos visitantes. O quje temos hoje, a nível municipal, estadual e federal, é uma piada de mau gosto: o que é a Riotur, minha gente? E a Embratur? Fico com vergonha. Se compararmos com órgãos semelhantes do Chile, Argentina e Uruguai, e Peru, Colômbia, Equador e México, isso para ficar só aqui na nossa vizinhança, vemos que tomamos um banho. Não sabemos, infelizmente, vender o Brasil como um país turístico. nem o Rio como destino. Ainda não sabemos até hoje, o que é inacreditável…
Precisamos valorizar a cultura que ainda resta: das cachaças de Paraty e do Vale do Paraíba às festas folclóricas: a congada, o jongo, a ciranda. Precisamos preservar a riqueza gastronômica: os pratos caiçaras, a cozinha das fazendas, a tradição cervejeira da Região Serrana.
Precisamos acabar com a atuação promíscua dos taxistas, em especial os que ficam nos aeropostos.
Precisamos de tanta coisa. Pelo menos, parece que encontramos um prumo. Estamos no caminho. Mas é bom correr, para não perder o bonde. Não se sabe se teremos uma próxima chance.

Anúncios

Uma resposta to “O Rio de Janeiro cada vez mais lindo: mas ainda falta tanta coisa…”

  1. Christiane Ávila Says:

    Oi, tudo bem?

    Sou carioca e tenho que confessar que morar no Rio de Janeiro está mesmo caro. Está difícil encontrar um bom apartamento quando estamos a procura de um. Minha família está prestes a aumentar e logo logo precisaremos de um novo quarto.

    Agora com os eventos de 2014 chegando, não sei não.. Pode ficar ainda mais complicado de encontrar.

    Muito bom o seu blog. Voltarei mais vezes.

    Bjo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: