Zot Gastrobar: bonito, agradável e com uma ótima seleção de vinhos

Meu coração mora em Copacabana.
Desde criança o bairro sempre me fascinou.
Ando bastante atraído, ainda, por essa leva de gastrobares que tomou o Rio de Janeiro, começando coom o Miam Miam, seguindo com o Meza, o Oui Oui, o Ambre, o Doiz, e aqueles outros mais, digamos, temáticos, como Entretapas e Stuzzi.
Além disso tudo, sou apaixonado por vinho, especialmente aqueles com caráter e personalidade.


Assim, estava muito curioso para visitar o Zot, inaugurado há uns três meses, em Copacabana, ali no chamado Baixo Copa, que reúne um montão de botecos, ali pelas cercanias da rua Bolívar com Domingos Ferreira.


Pois na última terça eu estive lá, a convite dos donos, um casal bastante divertido, o Márcio Martins, a quem eu já conhecia de vista, desses eventos enogastronômicos, e a Andréa Svaiter Martins, que acabaram descobrindo uma cerveja com o nome da casa.

Dei sorte. Terça é noite de jazz, e estava rolando uma música agradável a embalar o nosso encontro.

De cara, gostei do lugar (adorei esse quadro aí de cima, de Marcelo Daldoce). Pequenino, aconchegante, com uma decoração bacana. Um público legal e variado, com jovens e pessoas mais velhas. Numa mesa ao meu lado a Talita Rebouças.


Começamos com o delicioso espumante Maximo Boschi, um dos melhores produzidos no Brasil. Comemos uma tábua de queijo de cabra da Cremerie Genève, de Teresópolis. Pelo visto, sabem escolher os fornecedores.


Enófilo, o Márcio cuida pessoalmente da escolha dos vinhos. A carta não é longa, mas ali encontramos tudo o que precisamos. Há uma boa lista de rótulos, bastante variados e originais, fugindo da mesmice que, felizmente vai deixando de ser reinante.
Ali encontramos, por exemplo, o grego Domaine Sigalas Assyrtico 2010 (na foto), uva branca que me comoveu, como se pode ler aqui, os portugueses Anselmo Mendes Alvarinho Muros Antigos 2010 e Quinta dos Roques Dão Encruzado 2009, o australiano Long Row Riesling 2010, o brasileiro Antônio Dias Tannat 2009, o chileno Wiliam Cole Mirador Pinot Noir 2011, o americano, da Califórnia, Naggiar Syrah 2004 e o argentino Trumpeter Malbec 2010, o espanhol Tres al Cuadrado 2007,o francês Arrogant Frog Tutti-Frutti 2010 e o italiano Tenuta Carretta Barbera d’Alba 2009.


No cardápio, os ingredientes e pratos brasileiros se destacam. Temos salada de feijão fradinho e frutos do mar; carpaccio de pupunha com fitas de abobrinha, queijo grana e ervas (na foto); polentinha cremosa servida com gorgonzola, compota de cebola roxa e tiras de crouton; …

… e deliciosos bolinhos de batata e tapioca (chamados “bombas”), entre outras receitas bem boladas por Ciça Roxa e Joca Mesquita, que deram uma consultoria inicial.


Eu gostei bastante do que comi. Especialmente do cuscus de farinha d’água e camarão, com farinha d’água de Bragança, no Pará, camarões, quiabo, abóbora confitada. Uma beleza.


Também curti bastante o barreado, com carne cozida lentamente até se desmanchar, servida com purê de mandioca, farofa amarela e molho de pimenta.
Para completar, há sanduíches interessantes, que não provei, como “Brigite de Linguiça de cordeiro”, com linguiça grelhada com geléia de pimenta em pão brigite; “Focaccia ZOT”, um sanduíche aberto, coberto com pimentão confitado, presunto cru e ovos de codorna; e o “Prego no Pão”, um filé mignon grelhado, tomate confitado e rúcula no pão brigite.
Para encerrar, bolinho de estudante servido com infusão de capim limão e hortelã (e também com recheio com chocolate meio amargo), bolo Quente de chocolate e aroeirae crepe de queijo meia cura caramelizado, servido com calda quente de goiaba.
Curti muito o lugar.

Índice de posts de bares e restaurantes na cidade do Rio de Janeiro: clique aqui.

Anúncios

Uma resposta to “Zot Gastrobar: bonito, agradável e com uma ótima seleção de vinhos”

  1. deliciasdaisa Says:

    fiquei com vontade de conhecer! delicia de pratos, boa sugestão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: